Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fórum da Undime debate a qualidade na gestão da educação no Pará

Noticias Relacionadas

13710_undimepromovede10a12deabrilo1forumestadualordinariode2013Secretários de Educação dos 144 municípios paraenses, técnicos, professores e representantes das esferas estadual, municipal e federal ligados à área educacional participaram nesta quarta-feira (10) da abertura do 1º Fórum Estadual Ordinário de 2013. O encontro, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), aconteceu no auditório Rio Amazonas, do Banco da Amazônia, e abordou assuntos de relevância para a boa gestão da educação em todo o Pará.

Este ano, o Fórum – realizado a cada dois anos – tem como tema central os “Novos gestores de educação: em defesa da educação pública de qualidade na Amazônia”. Segundo a presidente da Undime Pará, Sandra Helena Lima, o tema foi escolhido em função da grande mudança dos gestores nos municípios. “Houve uma mudança de quase 80% dos gestores municipais e, com toda a certeza, todos estão ávidos por informações para o melhor encaminhamento de seus trabalhos nos próximos anos. Na verdade, tudo o que se referir à gestão financeira e gestão pedagógica será discutido”, frisou a presidente.

Entre os participantes que fizeram muitos questionamentos estava Rômulo Fernandes, secretário Municipal de Educação de Pacajá, município da Região do Xingu. “É a primeira vez que participo e estou gostando, por ser um evento de grande importância, um momento para atualizações, questionamentos e reivindicações. Nosso maior problema é a distância, e isto acaba dificultando o acesso à informação”, declarou.

Maria Oliveira, do município de Anapu, na mesma região, destacou o problema que a distância acarreta para os gestores. “Às vezes é complicado, em função de grande parte das informações serem repassadas pela internet. Temos dificuldade de acesso às redes sociais e, devido à localização, nem sempre é possível vir à capital”, ressaltou.

A primeira palestrante do dia foi Raquel Malheiros, técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que explicou o “Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação” e o “Sistema de Gestão de Prestação de Contas”. Foi uma das palestras mais esperadas pelos participantes.

Participantes

O Fórum, que será realizado até sexta-feira (12), conta ainda com a presença de representantes da Secretaria de Educação Básica (Seb), do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Natura, da Fundação Volkswagen, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Conselho Estadual de Educação.

O Instituto Natura apresentará o projeto “Trilhas”, desenvolvido em parceria com o MEC, voltado ao apoio ao trabalho docente no campo da leitura e escrita, com o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo das letras.

A Fundação Volkswagen participará com o projeto “Entre na Roda”, que tem a missão de difundir o hábito da leitura em instituições educacionais, no entorno e em outros espaços educativos, propiciando a convivência em ambiente letrado para crianças, jovens e adultos.

No último dia do Fórum, os representantes municipais elegerão a nova presidência da Undime Pará, para o exercício 2013-2015. (Fabiana Batista)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias