O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, deu posse, nesta quarta-feira (18), ao novo secretário Fernando Fialho. Ele assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, resultado da fusão das Secretarias de Desenvolvimento Agrário e de Desenvolvimento Social e que tem como principal atribuição o combate à extrema pobreza no Maranhã
Também estiveram presentes na solenidade o vice-governador, Washington Luiz, e o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo, além de secretários estaduais, prefeitos, deputados, empresários, sindicalistas, lideranças comunitárias e sociedade civil organizada.
“A posse do secretário Fernando Fialho é a garantia de que o Governo do Estado terá êxito em um dos seus maiores desafios, que é reduzir a pobreza extrema no Maranhão e promover a inclusão social e produtiva das camadas da população que mais necessitam”, ressaltou o secretário chefe da Casa Civil.
De acordo com Luis Fernando, o governo dará apoio aos programas de agricultura familiar, aos arranjos produtivos locais, às iniciativas de capacitação profissional, geração de renda, oportunidades de trabalho, comercialização e infraestrutura rural. Para ele, estas medidas funcionam como ações facilitadoras da redução dos indicadores de vulnerabilidade social. “O plano da governadora é fazer tudo isso no menor tempo possível para que as respostas comecem a ser dadas e os maranhenses fiquem cada vez mais orgulhosos do governo que têm”, disse.
Em seu pronunciamento, Fernando Fialho agradeceu o convite da governadora ao cargo e reafirmou seu compromisso com as metas da pasta. “Quero dedicar a minha experiência, meu trabalho e minha energia à erradicação da extrema pobreza e à promoção da dignidade àquelas pessoas que mais precisam”, destacou.
Ele detalhou que a primeira estratégia a ser desenvolvida pela secretaria durante a sua gestão será a elaboração dos projetos executivos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Além disso, vamos utilizar de todos os recursos disponíveis do governo federal para que reduzamos os índices de pobreza no Maranhão”, acrescentou.
Novo secretário
Fernando Fialho é formado em Engenharia Civil, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema); possui MBA – Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/ISAN-MA).
Já exerceu os cargos de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq – Brasília/DF); presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap); e gerente de Estado de Articulação e Desenvolvimento Regional de São Luís.




