A Polícia Civil paraense está no aguardo de autorização judicial de recambiamento ao Pará de um homem preso no Estado do Tocantins, acusado de ser mandante de um atentado a bala que resultou em um homicídio e em uma tentativa de homicídio. A prisão foi realizada por policiais civis de Tocantins em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Santana do Araguaia. A prisão foi realizada na última sexta-feira, 19. O preso é o fazendeiro José dos Santos Costa que foi localizado na cidade de Cristalândia, a 180 quilômetros de Palmas.
Segundo o delegado Valdivino Miranda, titular da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), sediada em Redenção-PA, ele é acusado de ser o mandante do assassinato de Adoaldo Rodrigues Barbosa e da tentativa de homicídio de João dos Reis, em setembro de 2016. O crime ocorreu em um estabelecimento comercial chamado “Bar do Baiano”, localizado em uma área conhecida como Cristalino, zona rural de Santana do Araguaia.
As investigações apontaram que as vítimas eram integrantes de um grupo que estava ocupando a fazenda de propriedade de José dos Santos. A equipe policial da Delegacia de Conflitos Agrários (DECA) de Redenção, constatou que o acusado contratou pistoleiros para executar os invasores que impediam que ele recuperasse a terra que lhe pertencia.
A Polícia Civil também prendeu outros dois envolvidos no crime. São eles, Domingos da Silva Sousa e Isaías Rosa da Costa. Os acusados estão recolhidos à disposição da justiça. A operação contou com o apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Redenção e da Superintendência do Araguaia Paraense.




