Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Farinha dispara e aumenta custo da alimentação do paraense

Noticias Relacionadas

O preço da farinha de mandioca voltou a subir no Pará. Em algumas feiras e mercados do estado, o quilo do produto – que é um componente tradicional da alimentação do paraense – está custando aproximadamente R$ 8.

O valor cobrado nos estabelecimentos comerciais confirma os dados apurados pelo Departamento Intersindical de Estatísitcas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que apontou que o preço da farinha de mandioca teve um aumento de 105% nos últimos 12 meses, fazendo com que a população gastasse quase o dobro para comprar hoje a mesma quantidade de farinha que adquiria em janeiro de 2012.

Ainda segundo o Dieese, o aumento do custo dos alimentos faz com que a cesta básica do paraense esteja entre as mais caras do Brasil. Em 2012, o reajuste da alimentação básica foi de 12% graças a alta de produtos como a farinha, o feijão e o arroz, que ficaram em média 50% mais caros.

Produção artesanal

Para o Dieese, o preço da farinha vem subindo por conta de fatores como a sazonalidade e a safra. Além disso, a produção de farinha no estado é familiar, utilizando métodos tradicionais, e a venda é feita através de comerciantes que definem o preço a ser pago pelo consumidor final. Com isso, o preço do quilo da farinha quase triplica até chegar na casa do paraense. (G1)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias