A família é responsável por 80% da violência cometida contra crianças e adolescentes em todo o país. Isso é o que mostra o Mapa da Violência, em um estudo que foi discutido pelos conselhos tutelares de seis cidades do Tocantins, durante um debate realizado em Palmas. Conforme o levantamento, 1.758 ocorrências deste tipo foram registradas em 2013. Um número que, segundo a secretária executiva do Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente (CDECA), Mônica Brito, poderia ser ainda maior.
“Infelizmente nós temos uma dificuldade de estrutura, de encaminhamento de denúncias, porque nós temos os conselhos tutelares que estão desaparelhados. Hoje a gente verifica que o índice dele poderia e deveria estar muito maior, porque há uma subnotificação da violência. Isso principalmente porque a comunidade não acredita no sistema de responsabilização dos autores e atendimento às vítimas da violência”, explica.
Para saber mais informações sobre como foi o debate dos conselheiros tutelares, realizado na capital, assista ao vídeo acima. (G1 TO).




