Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, fevereiro 1, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Faculdades mantêm nota de desempenho no ENADE

Noticias Relacionadas

Das 26 instituições do Tocantins avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2011, apenas cinco ficaram com Índice Geral de Cursos (IGC) três, atendendo de forma satisfatório o recomendado pelo Ministério da Educação (MEC). Oito tiveram IGC dois, considerado abaixo da média. Treze não tiveram conceito, o que, segundo o MEC, por não ter realizado o ENADE ou porque não foi possível avaliar algum outro conceito. Os índices, se comparados aos obtidos pelas instituições em 2010, conforme levantamento do Jornal do Tocantins, permite dizer que nenhuma evoluiu ou regrediu no conceito.

Nesta avaliação anual foram analisados 8.665 cursos de 2.136 universidades, faculdades e centros universitários do País. No Tocantins, mantiveram o IGC três obtido em 2010: Faculdade Católica do Tocantins; Universidade Federal do Tocantins (UFT); Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína (Fahesa/Itpac); Faculdade Guaraí (FAG); e Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).
As instituições que mantiveram o índice dois são: Centro Universitário Unirg; Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo; Universidade do Tocantins; Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas; Faculdade de Administração de Empresas de Paraíso do Tocantins; Faculdade São Marcos; Faculdade Católica Dom Orione; e Faculdade Presidente Antônio Carlos (Fapac).

De acordo com o MEC, o IGC 2011 aponta que 50,6% instituições avaliadas tiveram conceito 3, considerado satisfatório e 27% tiveram conceito insuficiente, abaixo da média.
Além da avaliação dos cursos por meio do IGC, o Enade oportuniza ainda uma avaliação do rendimento dos alunos, infraestrutura, organização didático-pedagógica e corpo docente, através dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC). Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura e organização didático-pedagógica representam 15% da nota e o corpo docente, 30%.

Segundo o ministro Aloizio Mercadante, as instituições reprovadas serão punidas. As medidas a serem tomadas serão definidas em comissão e divulgadas ainda nesta semana, conforme informações da assessoria de comunicação do MEC. No entanto, informou que já está definido que as instituições com avaliações ruins, com nota entre 2 e 1, ficarão de fora dos programas de financiamento público, como Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Das milhares de instituições avaliadas, apenas 16 faculdades alcançaram a nota máxima, 5, todas da região Sudeste. A primeira da lista é a Escola Brasileira de Economia e Finanças, instituição particular do Rio. A melhor pública foi o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Índice

O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória; abaixo de dois a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes. (Jornal do Tocantins, com Agência Estado)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias