Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, dezembro 11, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AUGUSTINÓPOLIS: FABIC deverá se transformar em UNITINS. Cursos serão gratuitos

Noticias Relacionadas

Sem título

Terça-feira passada, dia 14 de janeiro, o governador Siqueira Campos (PSDB) reuniu secretários, assessores, prefeitos e imprensa para anunciar a criação do campus da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) em Araguatins e Augustinópolis. No dia seguinte procuramos a assessoria da própria UNITINS e do Governo do Estado para esclarecer como a medida se tornaria realidade.

Encaminhamos as solicitações de informações na quarta-feira, 15, e nossa equipe foi recebida na sexta-feira, 17, pelo idealizador da proposta, o ex-secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, que se dispôs a responder os questionamentos.

Eduardo foi enfático em afirmar que a UNITINS será implantada ainda este ano em Araguatins e Augustinópolis oferecendo ensino superior gratuito. Questionamos quais medidas o governo teria adotado para que a proposta se tornasse real. Eduardo afirmou que antes de tudo o governo precisa legalizar a proposta, ato já iniciado pelo governador Siqueira Campos, no dia 14, enviando para a Assembleia Legislativa a Medida Provisória nº 5, que cria oficialmente os dois campus.

Eduardo anunciou durante a entrevista que exatamente naquela sexta-feira, o reitor da UNITINS, Joaber Divino Macedo, já por determinação do governador, encaminhou ao presidente do Conselho Curador da Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC), Leônidas Antônio Chow Carilho, documento oficializando o interesse do Governo do Estado em encampar toda a estrutura operacional da FABIC. Na pratica, Eduardo esclareceu que o governo pretende assumir a operação da FABIC, transformando a instituição em UNITINS, aguardando apenas o estudo jurídico e autorização do Conselho e Direção da instituição.

Imagem (18)

Caso receba autorização do Conselho Curador e da Direção, a FABIC passará a ser UNITINS que assumira a responsabilidade sobre todo o ativo patrimonial da instituição, bem como débitos trabalhistas, fornecedores, prestadores de serviços, funcionários administrativos, professores e alunos. Além de investimento nos cursos atuais e criação de novos.

Se, caso a atual direção da FABIC aceite a proposta do governo, os atuais quase 800 alunos e todos os futuros acadêmicos de direito, enfermagem, ciências contábeis e Tecnologia em Gestão de Agronegócios estudarão de forma gratuita na nova instituição.

Conversamos neste domingo, 19, com o prefeito de Axixá do Tocantins e presidente do Consórcio Intermunicipal do Bico do Papagaio (AMBIP), Auri-Wulange Ribeiro Jorge, que é um dos membros do Conselho Curador da FABIC. Auri disse ser totalmente favorável a proposta, que na opinião dele, será um divisor de águas na região. “O Eduardo Siqueira foi muito sensível, antes de deixar o cargo, promover essa ação de implantar a UNITINS em Augustinópolis e Araguatins. Essa medida vai resgatar a dignidade da juventude que poderá estudar de forma gratuita e será um beneficio para o resto da vida”, disse Auri. O presidente da AMBIP lembrou ainda que a proposta será discutida com todas as partes envolvidas no processo.

Sobre a implantação da UNITINS em Araguatins, Eduardo garantiu que nos próximos dias anunciará as medidas que serão adotadas.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias