O ex-senador João Ribeiro foi homenageado nesta terça-feira, 8, em uma sessão solene póstuma na Câmara dos Deputados, em Brasília. Estiveram presentes na cerimônia o ministro dos Transportes, César Borges (PR), o governador do Tocantins, Sandoval Cardoso (SDD), o ex-governador do Tocantins, Siqueira Campos, deputados federais e estaduais, senadores, prefeitos, parentes e amigos.
A homenagem foi feita pelo deputado federal, César Halum (PRB). A viúva, Cinthia Ribeiro, representou os familiares na mesa da Câmara dos Deputados. Já a filha, deputada estadual Luana Ribeiro, representou o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins. Também compuseram a mesa o Ministro dos Transportes, César Borges, o governador do Tocantins, Sandoval Cardoso,o deputado federal Mauro Benevides (PMDB/CE), os senadores Ataídes Oliveira (PROS/TO) e Vicentinho Alves (SDD/TO) e o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.
Vários parlamentares e amigos fizeram um pronunciamento de homenagem ao senador falecido. Todos foram unânimes em relatar o excelente político que João Ribeiro foi. Homem honesto, incansável, lutador por obras e benfeitorias para o povo tocantinense.
A viúva, Cinthia Ribeiro, se emocionou por diversas vezes durante a cerimônia. E destacou o pai, marido e político de João Ribeiro. “Fez política como poucos e deixou um legado de conquistas que seus familiares saberão fortalecer, pois todos têm nele um espelho exemplar. Nesse particular nunca descansou enquanto houvesse uma tarefa a ser cumprida em favor dos tocantinenses.”
Falecido no dia 18 de dezembro de 2013, João Batista de Jesus Ribeiro nasceu em 25 de junho de 1954 na cidade de Campo Alegre de Goiás (GO). Começou sua vida política em 1982 como vereador em Araguaína. Em 1986 foi eleito deputado estadual por Goiás, prefeito de Araguaína em 1988, duas vezes deputado federal (1994 e 1998) e duas vezes senador, em 2002 e 2010. O senador João Ribeiro foi diagnosticado em maio de 2012 com Síndrome Mielodisplásica Hiperfibrótica (SMD), um tipo raro de leucemia, o que ocasionou sua morte.




