Estudantes de todo o Estado se empenharam durante esta semana na etapa estadual da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Agora é a hora de se preparar para a Etapa Nacional que será entre 15 a 19 de junho em Sumaré, São Paulo. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” a Conferência é realizada em quatro etapas: interna (escola), regional, estadual e nacional. E tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar para fortalecer a educação ambiental na educação básica.
Estudantes de 11 a 14 anos do 6º ao 9º ano de escolas estaduais da Regional de Araguatins levaram a público seus trabalhos sobre a preservação das águas na Etapa Estadual da Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente realizada nesta semana, 08 de junho, em Palmas.
Os trabalhos haviam sido apresentados anteriormente na etapa escolar da Conferência realizada recentemente em todas as Unidades Escolares da Regional de Araguatins e foram selecionados 18 trabalhos , e classificados 7 projetos pela Comissão Técnica da DRE para participação da Etapa Estadual.
Este evento foi realizado com a participação das 13 Regionais do Estado e mobilizaram dezenas de estudantes, onde elegeram 14 alunos para a Etapa Nacional e cinco (05) dos sete (07) classificados na DRE de Araguatins , representarão o estado nos dias 16,17 e 18 de junho.
A coordenadora Regional da ação, Vânia Ramos, Técnica do Currículo em Ciências da Natureza e suas Tecnologia , salienta que os estudantes, orientados pelos seus professores, elaboraram trabalhos de alto nível em prol da conscientização pela preservação das águas, na construção de cisternas para reaproveitamento da água da chuva. Além da consciência escolar, enfatizaram inclusive ações de conservação da mata ciliar e preservação das nascentes dos rios.
Durante todo o dia, em espaços de tempo de 5 minutos, cada uma das escolas participantes puderam apresentar a metodologia aplicada com foco no tema.
Os classificados da Regional de Araguatins , que seguirão para Conferencia Nacional, os finalistas, eleitos pela comissão julgadora e delegados presentes de todas as 13 regionais foram:
1. Rhenan Cauê Barbosa Batista do Colégio Estadual Osvaldo Franco
Projeto: Preservar, Economizar e Recuperar os recursos hídricos locais.
Objetivo: Sensibilizar a comunidade sobre a importância de Preservar, Economizar e Recuperar os recursos hídricos locais.
2. Emily Leal Abreu do Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva localizada no Município de Esperantina – TO.
Projeto ÁGUA NA ESCOLA – USO CONSCIENTE
Objetivo: Captar a água da chuva em reservatório, estimulando o seu uso racional além de proporcionar economia na fatura de água.
3. Devid Lucas Milhomem Fernandes da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho.
Projeto O DESPERDÍCIO DA ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR
Objetivo: Sensibilizar a comunidade sobre a importância do não desperdício da água e estimular a adoção de práticas mais sustentáveis.
4. Nicoly Angélica Alves Costa do Colégio Est. Irio Oliveira Souza
Projeto REAPROVEITAR A ÁGUA DESPERDIÇADA NO BEBEDOURO.
Objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar da importância de reutilizar a água e Proporcionar Mudanças de hábitos na Unidade Escolar.
5. Sthanlley Schindler da Silva do Colégio Estadual Leônidas Gonçalves Duarte
Projeto: ÁGUA GOTA DA VIDA
Objetivo: Evitar o desperdício de água na busca da transformação de atitudes e valores, na emancipação voltada para o exercício da cidadania.
Para o Diretor Regional, Paulon Miranda, os projetos socializados sintetizaram os conhecimentos, estudos e diálogos realizados nas escolas e comunidades, por meio de uma construção coletiva de conhecimentos na busca de soluções para os problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo juvenil. “Temos certeza que o trabalho desenvolvido na unidade escolar proporcionou significativos aprendizados” afirmou.
Dessa forma, parabenizamos e agradecemos a todos envolvidos na VI CNIJMA -2018 , Comissão avaliadora dos projetos da Diretoria Regional , equipe escolar, familiares e demais colaboradores pelo brilhante sucesso dos nossos alunos. (Ascom)





