
Centenas de estudantes biquenses fazem neste domingo, 3, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos realizam neste primeiro dia, provas de linguagens, ciências humanas e redação.
Os portões foram abertos às 12h e fecharam às 13h, no horário de Brasília. A prova começou a ser aplicada às 13h30 com término às 19h.
Para fazer o exame, foi obrigatório apresentar um documento oficial de identificação, original e com foto. Além disso, foi preciso ter caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Se a prova for respondida com qualquer caneta que não atenda a essas especificações, o candidato será eliminado.
Aqueles que precisam comprovar que fizeram a prova para justificar falta no trabalho, por exemplo, devem imprimir e levar a Declaração de Comparecimento para ser entregue ao aplicador na sala do exame. Esse documento é personalizado e está disponível também na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não fornecerá comprovantes após as provas. Além disso, é aconselhável imprimir e levar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Neste ano, há uma novidade, o celular ou outro equipamento eletrônico que tocar ou emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope lacrado, levará à eliminação do candidato. A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas, pois alguns aparelhos tocam o alarme mesmo estando desligados.
O Enem continua no próximo domingo, 10, quando os estudantes farão as provas de ciências da natureza e matemática.