Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 16, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estado terá ponto facultativo na segunda e na quarta de Carnaval

Noticias Relacionadas

Em virtude do feriado de Carnaval, o governador Simão Jatene tornou facultativo o trabalho na segunda (11) e na quarta-feira (13), nos órgãos estaduais da administração direta e indireta. O expediente facultado está sendo compensado com o acréscimo de uma hora à jornada diária de trabalho, nos dias 1º, 4, 5, 6, 7 e 8 deste mês. Algumas áreas específicas, no entanto, não são atingidas pelo decreto governamental.

Na área de saúde funcionarão normalmente a Unidade de Saúde da Pedreira, onde há atendimento de Urgência 24 horas, e os Hospitais Abelardo Santos e Metropolitano, também com serviço de Urgência e Emergência 24 horas. Já a Santa Casa de Misericórida vai atender urgência e emergência obstétrica.

O Hemopa (Centro de Hemoterapia e Hematologia) realiza até sábado (09), em Belém, a campanha “O Carnaval está no sangue do paraense. A solidariedade também. Doe sangue”. Nos dias 11 e 12, o hemocentro não funcionará para coleta de sangue, retomando o serviço a partir das 13h da quarta-feira (13).

Cultura – Quem ficar na capital paraense durante o feriado terá boas opções de diversão e cultura. O Mangal das Garças, por exemplo, funcionará normalmente durante todo o feriado de Carnaval – incluindo a segunda-feira (11), dia em que normalmente o parque fecha para manutenção. O acesso do público às dependências do Mangal é gratuito, à exceção dos espaços monitorados, onde é cobrada uma taxa de R$ 4,00 para visitação. Além de conhecer o parque ambiental, o visitante pode usufruir de uma visão privilegiada da cidade, do alto do Farol de Belém. No período de 09 a 13 de fevereiro, os portões do Mangal estarão abertos das 09 às 18h.

Já a Estação das Docas promove, no sábado e domingo (09 e 10), a partir das 17h, o tradicional Bailinho de Carnaval, com Theo Pérola Negra, Boi Veludinho, Palhaços Trovadores e Banda de Fanfarra do Rancho. A entrada é gratuita. O complexo turístico funcionará normalmente no feriado prolongado (de 11 a 13 de fevereiro), das 10 às 22h. Além de restaurantes, lojas e barracas de venda de artesanato e outros produtos, a Estação oferece uma programação diária no projeto Música no Ar, em que os cantores se apresentam nos palcos deslizantes. Na quarta-feira (13) haverá, ainda, a exibição do filme “O Porto”, no Cine Estação. O ingresso custa R$ 8,00 (com meia entrada para estudantes).

No sábado (09) e no domingo (10), a Praça do Artista e a Praça do Povo, no térreo do Centur, receberão o baile de Carnaval “Quanto riso! Oh quanta alegria!”, que faz parte da programação da Bumbarqueira. O Cine Líbero Luxardo funcionará até domingo (10), com o Festival do Júri Popular. Na quarta-feira (13), o Cine retornará normalmente com a exibição do filme “O som ao redor”. Os demais espaços da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, como a Biblioteca Pública Arthur Vianna e o Teatro Margarida Schivasappa, só retornarão ao funcionamento normal na quinta-feira (14).

Os museus do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), funcionarão no sábado (09) somente das 10 às 14h, e fecharão nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro. Os museus do SIM retomam o funcionamento normal também no dia 14.

Da mesma forma, o Espaço São José Liberto, onde funcionam o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro e a Casa do Artesão, não funcionará no domingo (10), na segunda (11), na terça (12) e na quarta (13). A partir de quinta-feira (14), o funcionamento do espaço volta ao normal – de terça a sábado, das 09 às 19h, e aos domingos, das 10 às 19h. (Elck Oliveira)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias