O prefeito eleito de Esperantina, Albino Cardoso Sousa, popularmente conhecido como Professor Bina, visitou nos últimos três dias órgãos públicos estaduais e federais no Tocantins, acompanhado do coordenador de sua campanha Padre Ramildo e do coordenador da macro regional do Partido dos Trabalhadores no Bico do Papagaio, vereador Edilson Santos.
Bina esteve reunido com a superintendência da SPU/TO, onde tratou da questão fundiária do município, especialmente sobre o processo de georeferenciamento, possibilitando a regularização dos lotes, construções e edificações de prédios públicos. O prefeito eleito também esteve com diretores da Caixa Econômica Federal para tratar da finalização dos convênios para a construção de casas ainda inacabadas e a realização de novos convênios, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (INCRA) e Programa de regularização fundiária na zona rural, Terra Legal.
O novo prefeito de Esperantina ainda se reuniu com o Secretario Estadual de Juventude e Esporte, Olyntho Neto, para tratar das politicas esportivas que estão previstas em seu plano de governo. O secretário garantiu que no primeiro dia da gestão as demandas poderão ser protocoladas, pois serão analisadas cuidadosamente. Já na Secretaria de Desenvolvimento social o prefeito eleito tratou da organização do Fundo de Saúde e da nova forma de ver o social, não como assistência, mas como politica desenvolvimentista e inclusiva.
Bina também esteve na Assembleia Legislativa e visitou os gabinetes dos deputados estaduais Amélio Caires, Zé Roberto, Manoel Queiroz, Iderval Silva, José Bonifacio e Amália Santana. Os deputados petistas, Amália Santana e Zé Roberto garantiram R$ 70.000,00 (Setenta mil reais) em emenda parlamentar para a realização da festa do Cupú, evento tradicional no municípios. A verba também será usada na aquisição de uma máquina para perfuração de poços.
Transição
Uma equipe de transição foi formada e trabalha em ações para os primeiros 100 dias de governo. Após esse período serão apresentadas à população as propostas de ações para os próximos quatro anos de gestão, fruto de suas propostas de campanha, onde o mote principal era o povo e a relação com o poder público através das várias formas de representação popular, a exemplo do fortalecimento dos conselhos municipais.
Também já esta sendo articulado junto aos vereadores eleitos o fortalecimento da base de apoio ao mandato. De acordo com Bina, os contatos já foram iniciados e ao contrário das práticas costumeiras, esta relação será transparente e sempre voltada para o interesse público. Ele acredita que terá o apoio da maioria dos vereadores eleitos, pois todos têm compromisso com o povo, são homens simples e trabalhadores, assim como o prefeito eleito.




