Câmara lotada e muita expectativa na cidade, esse foi o clima que girou em torno das sessões da Câmara Municipal de Esperantina esta semana. O presidente da Casa de Leis, vereador Reginaldo Pereira Silva(PDT) resolveu colocar um ponto final na novela dos balancetes e enviou para votação as contas da gestão financeira da administração do ex-prefeitos e atual deputado estadual, Amélio Cayres e também as contas do ex-prefeito Armando Alencar da Silva(PMDB).
As contas de Armando foram apreciadas pelo plenário na terça-feira, 2, e foram aprovadas por unanimidade. Problema mesmo aconteceu nesta quinta-feira, 4, nas sessões matutinas, onde o presidente resolveu colocar em votação, desta vez, as contas da administração de Amélio. O resultado não foi diferente do que a Folha do Bico já havia adiantado com exclusividade, foram reprovadas com Sete votos. Dois vereadores votaram pela aprovação.
Deumar Alves do Santos(PMDB), Reginaldo Pereira Silva(PDT), Albino Cardoso de Souza(PMN), Eudivane Moura da Silva(PDT), Antônio Ornildo Sousa Costa(PDT), José Rivanildo Borges da Silva(PMDB) e Maria Alzenira Alves da Silva(PT), foram os parlamentares que votaram pela reprovação. Gilberto Alves Almeida(PV) e Edna Soares da Silva(PR) pela aprovação das contas.
Segundo o presidente da Câmara, Reginaldo Pereira, as contas de Amélio se encontravam em total desacordo com as normas da boa e ilibada conduta da responsabilidade administrativa. O parlamentar disse que Amélio deixou de sanar 47% das diligências solicitadas pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado, e em 5% dos casos que eram falhas gravíssimas, Amélio nem chegou a se defender.




