Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 13, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ESPERANTINA: MDA, FETAET e prefeito Bina cobram inauguração da Escola Família Agrícola

Noticias Relacionadas

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Tocantins (FETAET), além do prefeito eleito, Professor Bina, estiveram na Secretária Estadual de Educação (SEDUC) para cobrar do secretário de educação, Danilo de Melo, a inauguração da Escola Família Agrícola Padre Josimo, que aguarda os desenraves do Governo do Estado Para funcionar.

A unidade de ensino agrícola de Esperantina vai atender alunos do campo de 12 municípios da região. No currículo, além das matérias selecionadas nas escolas regulares, serão ofertadas, também, disciplinas que valorizam o potencial local como agroecologia, extrativismo, pesca artesanal, dentre outros.

Na proposta da Escola Família Agrícola, a cada mês, os estudantes permanecem na unidade educacional durante 15 dias, e nos outros 15, realizam as atividades práticas em casa. No período em que os educandos estão em suas propriedades, outra turma faz o revezamento na escola.

Segundo a coordenadora do Território da Cidadania do Bico do Papagaio, Maria Senhora, que é também presidente da Associação da Escola de Esperantina, com o apoio dos municípios atendidos a unidade escolar irá proporcionar aos alunos formação para que possam optar por permanecer no campo ou dar continuidade aos estudos na cidade. “Vamos preparar esses meninos e meninas para a cidadania, dando a eles condições de escolher que o melhor caminho para eles e as famílias. Seja no campo, levando melhorias para a propriedade onde mora, seja na cidade, enfrentando um vestibular, eles estarão prontos para os desafios”, destaca.

Prefeito Professor Bina

Para o Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário, Agostinho Chaves, o saldo da reunião foi positivo. “A nossa intenção era ajustar esses detalhes e verificar a viabilidade da escola funcionar já para o ano letivo de 2013”. De acordo com Agostinho, o prédio da escola, construído com recurso do MDA, já está concluído. “As instalações e equipamentos estão prontos para receber os alunos. Falta agora definirmos a data da inauguração, a quantidade de turmas e alunos que serão atendidos”.O prefeito eleito de Esperantina, Professor Bina, resaltou a importância da escola para a vida dos jovens da comunidade local. Bina que é nascido e criado na região, disse que este novo modelo de ensino valoriza a cultura local e fomenta o desenvolvimento de habilidades latentes existente nas habilidades locais.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias