
Em Esperantina, no Bico do Papagaio, a situação não está fácil para moradores da maioria dos bairros da cidade e até para quem vive ou trabalha no centro. As dificuldades estão sendo ocasionadas pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), que praticamente abandou o serviço e não tem dado satisfação aos clientes.
Segundo os moradores, a falta de água potável nas casas, assola os bairros que estão a cerca de 20 dias com o problema, que começou antes da pandemia de coronavírus, e persiste mesmo com a doença podendo se espalhar. Ainda conforme populares, diversas reclamações são feitas direto na empresa, mas que a única resposta dos funcionários, seria a alegação que a Prefeitura Municipal vai retirar a concessão da ATS e portanto, os serviços já estariam sendo encerrados.
O esgoto tem corrido escancaradamente pelas ruas centrais da cidade, facilitando a proliferação de insetos, prejudicando a saúde das famílias que moram no lugar. Infecções bacterianas, febre tifoide, cólera, leptospirose e hepatite A, podem ser provocadas pelo esgoto a céu aberto. Além do impacto na saúde e bem estar das pessoas, elas custam muito dinheiro ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A população pede ainda, que as autoridades tomem providências quanto a situação que virou de “calamidade pública”.






