O prefeito de Esperantina, Professor Bina, acompanhado de seu assessor Padre Ramildo e da coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Nilcelha Santana, realizaram uma visita de trabalho as áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU). Na ocasião, ambos preocupados com a situação atual do município buscam relatórios de como realmente se encontra a Saúde Pública do município, já que não tiveram êxito na transição de governo.
Até aqui o a nova administração vem encontrando dificuldades na área, causadas pelo bloqueio de equipe de saúde da família, descumprimento de cargas horárias, irregularidades nas informações dos sistemas da saúde, todos deixados pela administração anterior.
Bina ressaltou que tem pressa em regularizar o quadro funcional da saúde, assim como as demais áreas do município. “Se melhorarmos a atenção básica, na busca de realizar mais promoção em saúde com certeza contribuiremos para o desafogamento dos atendimentos especializados”.
Neste encontro a coordenadora da Atenção Básica, Nilcelha Santana, solicitou demandas já existentes com urgência no município. Segundo ela o município passa por dificuldade muito grande, um exemplo o bloqueio de equipe de saúde da família, obras que foram inauguradas na gestão anterior sem conclusão das mesmas. “A partir de agora vamos ter esse contato direto com a SESAU, e com esse contato tende-se a melhorar a qualidade de vida da população esperantinense”. finalizou a coordenadora.
Durante a visita, foram solucionados alguns problemas, a liberação da equipe, no qual já foi enviado oficio a Brasília para liberação da mesma, a adesão a projetos que é de fundamental importância para melhoraria de qualidade de vida promover a integração entre os serviços de saúde, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde. (ASCOM/Prefeitura de Esperantina)




