Com a missão de capacitar legisladores e servidores estaduais e municipais do Tocantins, foi lançada na tarde desta quinta-feira, dia 17, em solenidade realizada no auditório da Assembleia Legislativa, a Escola do Legislativo.
Aprovado no fim do semestre passado, o projeto pretende oferecer cursos de caráter técnico-administrativo, legislativo, doutrinário e político a agentes públicos. Está também prevista a realização de intercâmbios com as câmaras municipais para qualificação de líderes comunitários.
“Grande alegria em inaugurar a Escola Legislativa ao lado do presidente Mauro Carlesse. A Escola do Legislativo tem como objetivo oferecer aos parlamentares, aos servidores, as Câmaras Municipais e as lideranças comunitárias e política, conhecimento de natureza técnico-administrativa, legislativa, doutrinária e política. Qualificar é preciso. Agradecimentos especiais ao Dr. Florian, incrível servidor de carreira do Senado Federal, são 43 anos dedicados ao povo brasileiro e em especial ao nosso Tocantins e ao servidor de carreira da Assembleia do Tocantins”, disse Luana Ribeiro.
A deputada Luana Ribeiro (PR) pediu apoio para a biblioteca do Legislativo, e o defensor público geral, Murilo Machado, lembrou aos deputados de projeto semelhante voltado para a Defensoria Pública.
Para o presidente da Casa, deputado Mauro Carlesse (PR), a iniciativa representa um passo à frente para gerar impactos positivos para a população. “O Tocantins era o único Estado a não contar com uma escola legislativa”, lembrou Carlesse, em discurso diante de uma plateia de deputados e representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Governo do Estado e servidores.
Governo
Representando o governador Marcelo Miranda (PMDB), o secretário estadual de Articulação Política, João Emídio, disse que o presidente Carlesse vem imprimindo nova dinâmica à gestão do Parlamento. “Hoje, o Poder Legislativo vive um novo momento, mais participativo e transparente. Podemos dizer que a atuação desta Casa de Leis tem sido fundamental na busca de benefícios para os nossos municípios”, afirmou. (Com informações de Glauber Barros)




