A oferta de exames de pré-natal, como os testes rápidos de HIV e sífilis, serão ampliados dentro dos serviços de atenção básica do SUS – Sistema Único de Saúde. Portanto, para realizar esses exames, a Secretaria de Estado da Saúde capacitará enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde do Estado.
O evento inicia nesta quarta-feira, 1º, e segue até sexta-feira, 03, no auditório do Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública, das 08 às 12h e 14 às 18h. Ao final da capacitação, os 30 profissionais iniciais participantes terão aula prática em laboratório.
A Capacitação em Teste Rápido e Aconselhamento para diagnóstico da infecção pelo HIV e sífilis para profissionais da atenção básica é promovida pela Coordenação de DST/Aids e Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde.
Na programação do evento constam orientações sobre os aspectos das infecções, aconselhamento pré e pós-teste, simulação de aconselhamento, interpretação de resultados e análise de casos clínicos, biossegurança, entre outros.
Melhorar a prevenção e o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis faz parte das ações da Rede Cegonha, novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança, reduzindo a mortalidade materna e infantil.
No Estado, foram detectados 39 casos positivos de HIV e 116 casos de sífilis, conforme dados parciais da referência 2011 do Programa de DST/Aids. Em 2010, foram 40 e 128 casos, respectivamente.
HIV
Os testes rápidos de HIV já são usados nos serviços de saúde desde 2004. Atualmente, no país, 345 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) disponibilizam o teste rápido anti-HIV. Com a mesma confiabilidade do tradicional, o teste rápido não exige grande estrutura para sua realização, e com apenas uma gota de sangue do paciente tem o seu resultado. Todo o processo é confidencial.
O Tocantins conta com cinco unidades que prestam o serviço às gestantes e parceiros sexuais, nos municípios de Gurupi (Policlínica), Paraíso (Policlínica), Porto Nacional (SAI – Serviço de Assistência Especializada), Palmas (Henfil/SAI/CTA) e Araguaína (SAI/CTA no Hospital de Doenças Tropicais). (Com informações do Ministério da Saúde)




