Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Encontro reúne gestores de 32 municípios da região sul e sudeste em Marabá

Noticias Relacionadas

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) iniciou nesta quarta-feira, 6, em Marabá, o Encontro Regional de Gestores Municipais de Assistência Social, que objetiva integrar as regiões do Estado, a partir da troca de experiências e conhecimento sobre políticas públicas. O evento prossegue até esta quinta-feira, 7, reunindo gestores e técnicos das Secretarias de Assistência Social de 32 municípios da região sul e sudeste do Pará.

Segundo o titular da Seas, Heitor Pinheiro, “este é o momento dos gestores se apoderarem das políticas, benefícios e programas de transferência de renda, no sentido de viabilizar o atendimento à população, de forma mais eficaz”. A secretária municipal de Assistência Social de Marabá, Abiancy Salame, desejou boas vindas aos participantes ressaltando a importância do evento para a região, que possui 17 mil benefícios de transferência de renda somente em Marabá. “Temos certeza que com a parceria do governo do Estado, vamos elevar esse número para mais de 20 mil benefícios, principalmente nas áreas e distritos que ficam distantes  de Marabá, e que possuem um grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social”, destacou.

O primeiro dia do encontro foi marcado pela apresentação dos programas de transferência de renda e de segurança alimentar e nutricional, e ainda por esclarecimentos acerca da Proteção Social no Estado. Representantes dos conselhos estaduais dos direitos da pessoa com deficiência, da pessoa idosa e de segurança alimentar e nutricional, falaram sobre o controle social, esclarecendo os gestores sobre a importância do papel da sociedade civil, por intermédio dos conselhos, na construção e controle de políticas públicas. Para o presidente do Conselho da Pessoa Idosa, José Eduardo Pontes, “essa é uma oportunidade de mostrar para os municípios que o controle social é um espaço democrático de apoio às esferas de governo, para a construção das políticas de forma conjunta”.

Para a secretária municipal de Assistência Social de Parauapebas, Leudicy Leão, “apesar da região de Carajás ser muito rica em diversos aspectos, no que diz respeito à população em situação de vulnerabilidade social ainda existem muitos desafios sociais a serem enfrentados”. A vice-prefeita e secretária municipal de Abel Figueiredo, Lindinê Brasil, destacou que o encontro vai esclarecer muitas dúvidas acerca da política de assistência social, que é um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a desigualdade social”. (Inara Soares)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias