Sítio Novo do Tocantins, recebeu nesta quinta-feira, 23, um encontro entre gestores e representantes de diversos municípios do Bico do Papagaio, para debater a atual condição dos sistemas municipais de Saúde.
A ideia é buscar a integração regional por meio de consórcio para atender demandas de média complexidade. Os gestores acreditam que com as Prefeituras trabalhando em conjunto, será mais fácil criar um plano de ação eficaz que melhore a saúde nos municípios.
A ideia seria inicialmente os município por meio de polos em Augustinópolis, Sítio Novo e Buriti prestarem serviços em ambiente ambulatorial e hospitalar, com equipamentos e profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento, estando integrada à Atenção Básica através de um sistema de regulação. Paralelo a isso, o consórcio também, ofereceria de maneira ordenada ações de promoção, proteção, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.
Outro ponto levantado na reunião e que atuaria em consonância pelo consórcio, é a atuação conjunta dos municípios, na UPA 24h de Augustinópolis.
Na reunião estiveram presentes os prefeitos de Sítio Novo, Alexandre Farias (SD), de Augustinópolis, Júlio Oliveira (PRB); de Praia Norte, Ho Che Min; de Maurilândia, Leoneide Sobreira (PR); São Sebastião, Professor Adriano (PT) e de São Miguel, Elisangela Alves (PR). Enviaram representantes os municípios de Axixá do Tocantins, Carrasco Bonito, Itaguatins e Buriti.
Após a semana de carnaval o grupo deve assinar um protocolo de intenções.




