A governadora Ana Júlia Carepa recebeu em visita protocolar na tarde desta quinta-feira (4), no Palácio dos Despachos, o embaixador do Reino da Tailândia no Brasil, Chakarin Chayabongse, que veio conhecer as potencialidades econômicas do Estado para avaliar possíveis possibilidades de negócios. O embaixador estava acompanhado do deputado federal Nilson Pinto (PSDB) e do prefeito do município de Tailândia, Gilberto Sufredini.
Chayabongse contou à governadora que quando apresentou suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que as relações comerciais entre os dois países podem ser maiores. Desde então, ele vem percorrendo diversos Estados tentando ampliar negócios e estreitar relacionamentos.
O embaixador disse ainda que leu o currículo da governadora e ficou admirado pelo seu engajamento na defesa dos direitos humanos. “É interessante ver que uma mulher dirige os rumos do Estado”, ressaltou.
Parcerias – A governadora relatou que seu governo atua para ampliar as parcerias comerciais com outros países, citou negócios realizados com a China, Venezuela e Itália, e reiterou que seu governo tem todo o interesse em estreitar essa relação com a Tailândia. “Estamos abertos a fazer negócios. O Pará tem potencial em diversas áreas como a mineral, florestal, cultural e uma grande diversidade econômica”, frisou. Para dar continuidade ao diálogo com o governo da Tailândia, a governadora encaminhou o grupo à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect).
O embaixador considera que existem muitas similaridades econômicas e culturais entre a Tailândia e o Pará, e pretende aproximar os interesses mútuos. Empresários tailandeses já demonstraram interesse em adquirir matrizes leiteiras de búfalas do Marajó.
Em sua estada no Pará, o embaixador visitará nesta sexta-feira, 5, o município de Tailândia, no sudeste do Estado, para conhecer o que é produzido no local e avaliar possibilidades de negócios, explicou o prefeito Gilberto Sufredini.
Localizado no sudeste asiático, o Reino da Tailândia é um importante destino turístico mundial. É conhecido também pela gastronomia thai, pela produção de arroz, seda, artesanato em madeira, pedras preciosas e pesca. (Ivonete Motta)




