Aos 89 anos de idade, o agricultor familiar José Franco Gomes, morador do Projeto de Assentamento Grotão dos Caboclos, é o mais novo fornecedor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Eldorado do Carajás, sudeste do Estado. Graças ao apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), ele garante a introdução de polpa de frutas, ovos e frangos na merenda escolar das crianças atendidas pela rede pública de ensino.
Na propriedade da família, cuja produção é cultivada de forma agroecológia, com orientação e garantia da Emater, a equipe técnica também trabalha tecnologias de recuperação dos bananais, usando a lurdinha, instrumento capaz de controlar o crescimento matando o excesso de perfilhamento e de fazer a seleção da touceira do fruto. O processo diminui os custos de mão de obra e melhora a produtividade da planta.
Segundo dados da Emater, Eldorado do Carajás já foi grande produtor de banana, mas as áreas de produção foram reduzidas em quase 90% por conta de problemas com o escoamento da produção e também devido ao ataque de pragas e doenças. “A lurdinha é um instrumento barato, custa em média R$ 50. Para algumas famílias a Emater doa a lurdinha, além de esclarecer sobre o uso adequado”, diz o agrônomo da Emater Luzianio Filho.
Nas áreas de produção abandonadas anteriormente em outras localidades, a Emater trabalha com os agricultores a importância da produção da banana, a necessidade de fazer o plantio de forma apropriada e a escolha adequada da variedade do fruto. A empresa incentiva o plantio da variedade pratinha e maçã, esta última desenvolvida com tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que está sendo introduzida no município. (Iolanda Lopes)




