O escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará, promoverá, na segunda-feira, 7, na própria sede, um curso de irrigação para 36 engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários lotados nos 15 municípios daquela jurisdição regional. A capacitação terá 35 horas de aulas teóricas e práticas, com certificação final, ministradas por especialistas da multinacional mexicana Mexichen, de renome no setor.
“Nosso foco é a fruticultura, sobretudo de abacaxi, que tem o município de Floresta do Araguaia como maior produtor municipal do Brasil, e Conceição como expoente. Com irrigação, garantiremos o fruto mesmo na entressafra, que são os seis meses de seca (maio a outubro), tornando a região mais competitiva”, explica o supervisor regional da Emater, o engenheiro de pesca Tiago Catuxo.
De acordo com Catuxo, outra demanda que vem surgindo na região é para sistemas de irrigação de pastejos rotacionados. “Sem chuva, o capim sofre, o que repercute na qualidade de nutrição do gado e na produção de leite”, explica o supervisor.
Uma das expectativas da Emater é que, com a atualização dos técnicos, sejam elaborados projetos neste ano, inclusive de financiamento de sistemas de irrigação, com crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).




