Uma força-tarefa foi montada no distrito de Castelo dos Sonhos, município de Altamira, oeste do Pará, para garantir a regularização fundiária de moradores de três glebas situadas ao logo da rodovia BR-163. A ação, que vai do dia 7 a 14 deste mês, é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Programa Terra Legal, e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
Estima-se que 50 pessoas possam fazer cerca de 700 atendimentos e solucionar mais de 200 processos de titulações. Segundo o chefe do posto avançado que a Emater mantém no distrito de Castelo dos Sonhos, o zootecnista Leonardo Vieira, cerca de 80% das documentações titulares estão saindo para agricultores familiares atendidos pela empresa.
“Fizemos uma chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário, desde o ano passado, na região, no atendimento de cerca de 250 famílias, em assistência técnica e extensão rural, como nas glebas do Cachimbo, Curuaés e Gorotire”, explica, lembrando que o mutirão é importante para o produtor porque, de posse da terra, ele pode ter acesso às políticas públicas, como as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
“A produção rural de Castelo dos Sonhos está ligada à pecuária de corte e à agricultura, como milho e arroz. Financiamentos por parte dos agentes financeiros, com certeza, vão impulsionar a produção e, consequentemente, a geração de renda”, destaca.




