A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) intermediou em de Itupiranga, sudeste do Estado, na última quarta-feira (15), a contratação de 16 projetos de financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), linha A, no Banco da Amazônia. O valor financiado alcança R$ 344 mil. Os beneficiários são do projeto assentamento Barraca do Meio, atendidos pela Emater no lote quatro da chamada pública do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Os projetos desenvolvidos pelos técnicos da Emater, com temáticas variadas, envolvem as atividades de criação de gado mestiço e plantio de mandioca, basicamente destinada à fabricação de farinha. Os projetos contratados são os primeiros de um total de 138 projetos internalizados no Banco da Amazônia. Além disso, a Emater tem orientado as famílias sobre cooperativismo e os princípios da agroecologia e preservação do meio ambiente.
Para o agricultor Francisco Araújo, “o financiamento vai melhorar a vida da gente, por causa da dificuldade financeira que existe”, disse. Segundo o agricultor Valdivan Neres de Sousa, presidente da Associação dos Agricultores da Comunidade Vitória Monteiro, uma das associações presentes no Barraca do Meio – e que conta com cerca de 70 associados –, com a presença da Emater desde 2012, houve uma melhora de 80% na produtividade do local.
“Com um acompanhamento mais de perto das atividades e, principalmente, na parte social, o trabalho está sendo bem feito. A Emater conseguiu liberar os créditos e isso é um sonho realizado”, frisou. Segundo o coordenador da empresa em Itupiranga, Walter William Ferreira, a meta é liberar 300 projetos, até o fim de junho. “Queremos envolver as famílias agricultoras de diversos projetos de assentamento do município”, afirmou.




