O trabalho de assistência técnica e extensão rural realizado com agricultores familiares de Itupiranga, município da região sudeste, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER), garantiu a 28 famílias o acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), linha A. Cada família tem direito a R$ 21 mil em financiamento.
Os beneficiários, que residem no Projeto de Assentamento Ouro Verde, recebem atendimento da EMATER por meio da chamada pública de assistência técnica social e ambiental, financiada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (IINCRA).
Segundo Davi Miranda, técnico da Emater, estes são os primeiros projetos elaborados pela empresa no município a receberem créditos liberados neste ano. A expectativa é que até o final de 2013 sejam financiados pelo Banco da Amazônia 300 projetos.
Os recursos serão aplicados diretamente no desenvolvimento da pecuária de leite, plantio de mandioca em consórcio com arroz, milho e feijão, além da aquisição de matriz, material de curral, construção de cerca e implantação de capineira. “O crédito vai melhorar a nossa vida”, disse a agricultora Juliana Lima.
Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Ouro Verde, Rodrigues Lima, a liberação desses recursos vai proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida dos agricultores.




