A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a Norte energia assinam nesta quarta-feira, 14, em Altamira, oeste paraense, um termo de cooperação técnica que visa apoiar a pequena produção agrícola e garantir fomento à produção de hortifrutigranjeiros na área de influência da Hidrelétrica de Belo Monte, que está em construção na volta grande do Rio Xingu.
Seis municípios – Altamira, Brasil Novo, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Anapu e Pacajá – serão contemplados com a cooperação técnica que tem recursos totais superiores a um milhão de reais. As atividades escolhidas vão ae encontro das necessidades dos municípios com demanda populacional atraída pela construção da hidrelétrica.
O convênio prevê a instalação de quatro Unidades Demonstrativas (UD) e posteriormente quatro Dias de Campo, para a demonstração dos resultados alcançados com os projetos técnicos que integram ações previstas no Plano Básico Ambiental (PAB). Os projetos destinam-se à criação de galinha caipira para corte, ovinocultura, mandioca mecanizada e o cultivo protegido de hortaliças integrado à agricultura. Também está prevista a emissão de 500 Cadastros Ambiental Rural (CAR), e 500 Documentos de Aptidão ao Pronaf (DAP) em favor das famílias de agricultores que participarão do projeto, identificadas por meio de diagnóstico realizados pela equipe técnica multidisciplinar da Emater, que atuará em campo.
O projeto tem proposta de repassar tecnologias adequadas para aumentar a produtividade no campo das atividades envolvidas. “Inicialmente contemplaremos um número de famílias, mas a intenção é que os agricultores que serão capacitados também sejam multiplicadores das tecnologias”, disse Almir Uchôa, técnico da Emater.




