Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, janeiro 27, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EMATER distribui mudas frutíferas para agricultores de Eldorado do Carajás-PA

Noticias Relacionadas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER) distribuiu 600 mudas de frutíferas para agricultores familiares do município de Eldorado do Carajás, na região sul do Estado. Além das frutíferas, que foram produzidas no escritório local, os agricultores receberam também mudas de essências florestais.

Ao todo foram beneficiadas dezoito famílias de agricultores, que pertencem aos Projetos de Assentamento Boca do Cardoso, Grotão dos Caboclos, Progresso e Santa Maria, além do acampamento Lourival Santana, zona rural de Eldorado do Carajás e também ao bairro de Abaeté. O objetivo da EMATER é estimular a diversificação da produção no município, que tem como base econômica a pecuária leiteira, e a recomposição de áreas degradadas.

Foram distribuídas mudas de açaí (nas variedades nativo, branco e BRS Pará), graviola, bacaba, acerola, oiti, ingá, caju, cupuaçu, fruta do conde ou ata, jaca e ainda essências florestais (ipê, flamboyant). De acordo com o coordenador do escritório local da Emater, o engenheiro agrônomo Luziano Pinto da Silva Filho, a fruticultura é uma demanda dos próprios produtores, uma vez que a atividade começa a ter um mercado com os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE).

Iniciada em 2012, a produção de mudas frutíferas também tem uma proposta ambiental, pois são preparadas em garrafas pets.“Trabalhamos também com a reciclagem. Vamos nas propriedades com as embalagens pets, retiramos a muda e trazemos o recipiente plástico de volta para reutilizar por mais dois anos”, ressalta o técnico da Emater.

Estão sendo distribuídas ainda aproximadamente 1.500 mudas cítricas – laranja, limão taiti e tangerina nas variedades ponkan e mearina – originadas de Capitão Poço, adquiridas por agricultores familiares locais, com o apoio da EMATER, que também é responsável pelo transporte para Eldorado dos Carajás. O foco também é a diversificação da produção no município.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias