Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), lotados em várias regiões do Estado, estarão reunidos em Bragança, nordeste paraense, de hoje até o dia 5 no Curso de Cadastramento Ambiental Rural (CAR). A capacitação busca tornar a equipe técnica auto-suficiente na gestão e multiplicação das informações, esclarecendo dúvidas e repassando informações sobre a operacionalização do CAR.
A atividade acontece em três módulos: o não presencial, já ocorrido, quando os técnicos receberam todo o material de legislação ambiental em vigor; o treinamento e as capacitações, que estão acontecendo; e o plano de ação, que vai indicar o trabalho que será desenvolvido no campo. Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também participam da ação. Além de garantir qualidade e mais rapidez, o treinamento também permitirá igualar o processo de realização do CAR em todo o Pará.
O Cadastro Ambiental Rural é documento obrigatório de regularização e vem sendo feito gratuitamente pelo Governo do Pará em propriedades rurais de até quatro módulos fiscais. Segundo dados da Emater, entre os anos de 2011 e 2012, a empresa deu início ao processo de regularização ambiental de mais e três mil propriedades rurais além de emitir cerca de 10 mil atestados digitais, que correspondem ao processo de regularização dos agricultores, porém sem a inserção das informações ambientais.
A ação da Emater determina algumas prioridades, como o atendimento à Região do Xingu, onde o órgão pretende atender 100% dos agricultores familiares. “Também é nossa prioridade realizar o CAR junto aos agricultores que já são atendidos pelo Estado”, disse o geógrafo Jamerson Viana. Também será apresentada aos técnicos a proposta de elaboração do CAR off line e em bloco, nas localidades do Pará onde os técnicos não dispõem de internet ou onde a ferramenta existe, mas funcionando de forma precária.




