Em Parauapebas, no sudeste do Pará, a justiça mandou derrubar uma casa na zona rural do município. O imóvel estava em uma área onde será construída uma linha de transmissão de energia.
A propriedade onde a casa ficava é distante cerca de 30 km do centro de Parauapebas. Os policiais federais e militares que acompanharam o oficial de justiça chegaram cedo ao local.
Os donos da casa já haviam sido notificados e foram obrigados a desocupar o imóvel, construído há 20 anos. Em poucos minutos, a casa foi ao chão.
A demolição aconteceu a pedido da empresa que está construindo uma linha de transmissão de energia na região. Segundo a empresa, a casa estaria na área considerada de “segurança”.
A torre dentro da propriedade, que vai receber os cabos de alta tensão, já está quase pronta. O novo linhão ficará ao lado de outros dois que já existem e deve abastecer 45 propriedades na zona rural de Parauapebas.
“A gente fica indignado pelo fato de a gente estar morando no que é da gente, fazer uma casa no lote da gente, aí de repente chega um pessoal e fala assim: ‘a partir desse momento tem que tirar essa casa desse ponto. Esse ponto pertence a não sei quem’, sendo que a terra é conquista nossa”, afirma o agricultor Edilson Sousa.
A empresa responsável pela instalação do linhão ofereceu R$ 50 mil de indenização pelo imóvel, mas os donos não aceitaram a oferta e levaram o caso à Justiça. A família foi para a casa de parentes.




