A estiagem que atinge a região fez surgir bancos de areia ao longo do trecho do Rio Tocantins, em Imperatriz, que vem atraindo muitos banhistas. Como os locais, ainda, receberam suas estruturas, a Defesa Civil municipal está preocupada com a segurança dos frequentadores das áreas.
De acordo com o superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, o aparecimento das praias tão cedo surpreendeu até mesmo o órgão, que sempre mantém contato com técnicos do consórcio que mantém sua hidrelétrica na cidade de Estreito. Ele aconselha que
as pessoas que não sabem nadar banhem em lugar seguro e que evitem o uso excessivo de bebidas alcoólicas.
Sobre o surgimento das praias, como são chamados os bancos de areia ao longo rio, Francisco das Chagas, disse, ainda, que embora não tenha dados científicos tem relatos de pescadores sobre o desaparecimento de várias espécies de pescado em razão de danos ao meio ambiente como a derrubada de matas ciliares.
As praias que surgiram até agora, segundo Francisco das Chagas, foram a do Cacau e do Meio, em Imperatriz e Praia da Belinha e do Amor, já no município de São Miguel do Tocantins.





