Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, janeiro 20, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em entrevista, Freitas fala sobre eleições no PT, rompimento com Governo e rumos no Bico

POLÍTICA

Noticias Relacionadas

Militante histórico do Partido dos Trabalhadores e atual suplente de deputado federal, Milne Freitas Souza, mais conhecido como Freitas do PT, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira, 9, ao webjornal Folha do Bico, para falar sobre o processo eleitoral do partido, rumos da legenda no Bico do Papagaio e o rompimento com o Governo do Estado.

FOLHA DO BICO COMO O SR. AVALIA O PROCESSO DE ESCOLHA DO NOVO PRESIDENTE DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, DEPUTADO ZÉ ROBERTO, NESTE FINAL DE SEMANA? 

FREITAS – O 6º Congresso Estadual do PT foi sem dúvidas o mais intenso e participativo já visto em nossa história. Dos 300 delegados eleitos na etapa municipal de 09 de abril, 288 compareceram e 282 participaram efetivamente do processo decisório, registrando a menor quebra de toda nossa história. A oxigenação das instituições através do processo participativo é salutar e o PT se renova a cada embate coletivo. É incontestável a vitória do deputado Zé Roberto, obteve 58% dos votos contra 42% dados ao companheiro Domingos Santos, uma nova liderança construída dentro do PT e que nos dá a tranquilidade da transição geracional, seguiremos firmes, fortes, unidos, de lutas e socialistas.

(FB) – COM O PARTIDO TEM RECEBIDO A DECISÃO DE ROMPIMENTO COM O GOVERNO MARCELO MIRANDA E QUAL SEU POSICIONAMENTO PESSOAL SOBRE ESSA DECISÃO?

FREITAS – A única constatação que faço sobre este processo e divirjo dele é sobre o rompimento com o Governo, ação capitaneada pelo novo presidente eleito deputado Zé Roberto e que conta com apoio de parte dos militantes das correntes que o apoiaram. O assunto estava contido na tese apresentada pela chapa do deputado e foi colocado em votação num momento em que a plenária estava totalmente esvaziada, assim considero ser necessário um novo debate, maior, mais amplo, onde se possa ouvir mais companheiros e companheiras. Temos excelentes quadros do Partido contribuindo com o estado em varias funções de destaque no governo de Marcelo Miranda, exemplos de Gleide Braga, Pedro Dias, Magno Silva, Freitas do PT e outros tantos trabalhadores. Pessoalmente na condição de superintende de Desenvolvimento Regional, acatarei a decisão partidária, sobretudo após um amplo debate interno, onde a maioria dos mais de 10 mil filiados possam opinar. E o mais importante, precisamos saber também se o Governo ainda nos quer. Contribuímos no processo de 2014 e podemos continuar somando. A política é uma ciência dinâmica, não exata e nem previsível.

FB – COM AS MUDANÇAS DE DIREÇÃO E POSTURA QUE JÁ COMEÇA A SER ADORADA, O QUE OS MILITANTES DO PT NO BICO DO PAPAGAIO TEM COMENTADO SOBRE A SITUAÇÃO? SÃO A FAVOR OU CONTRA A NOVA POSTURA?

Freitas – A delegação do Bico, foi bastante representativa e contou com a participação de vários companheiros e companheiras militantes históricos das lutas campesinas e urbanas da região como a companheira Maria Senhora, presidente da Associação Dirigente da Escola Família Agrícola de Esperantina, fundadora da Fetaet e do STR de Esperantina, Buriti e São Sebastião. Rogério Santos, ex-vice-prefeito de Buriti, Ruidiard de Souza Brito, ex-prefeito de Axixá. Zé Dimar, Dulcilene Costa e Zé Inácio, Sampaio. Anselmo Luiz Feitosa, presidente do PT de São Miguel e que substituiu o guerreiro amigo Edilson Ferreira dos Santos nas articulações locais. Ex-vereador Ronaldo Costa, da cidade Araguatins. Ex-vereador e atual secretário de Administração de Ananás, Gilmar Alves Castro. Ex-vereadora e líder classista Maria Helena, Wanderlândia. Todos foram contra esta decisão e sentem-se prejudicados pelo açodamento das discussões e pela manobra que permitiu a aprovação desta resolução, pouquíssimos da nossa região defendem a postura do presidente eleito.

FB – O PT NO BICO DO PAPAGAIO PRETENDE USAR QUE ESTRATÉGIAS PARA SE CAPITALIZAR PARA A ELEIÇÃO DE 2018? 

Freitas – A de sempre, participação efetiva nos movimentos populares, maior aproximação ao homem do campo, a busca de entrosamento com o pequeno e médio produtor. A efetiva dedicação aos espaços que ocupamos nas esferas locais e estaduais. Continuar na luta pelos direitos dos assentados . Criar instrumentos que empoderem os locais através da criação de associações e cooperativas, coisa que fazemos desde sempre na região. Buscar dialogar com empresários e fazendeiros, mostrando que somos de dialogo, diferente do que a mídia nos coloca, não somos baderneiros. Somos sim ordeiros e do bem.

FB – ATUALMENTE NO BICO DO PAPAGAIO, QUAIS NOMES A LEGENDA JÁ TRABALHA COMO POSSIVEIS PRÉ-CANDIDATOS E A QUAIS CARGOS ESSES NOMES PRETENDEM CONCORRER?

Freitas – Essa discussão esta sendo feita ainda em caráter privado, interno. Temos vários nomes que podem dá sua contribuição no processo eleitoral de 2018 em todas as esferas de disputa. Destacaria a companheira Maria Helena, de Wanderlândia; Gilmar Alves Castro, de Ananás; Ronaldo Costa, Beto do Incra e Wemerson Alves Lima, de Araguatins. Elias Madeira, de Augustinópolis. Rogério Santos e Erismar, de Buriti. Ruidiard Sousa Brito, de Axixá. Maria Senhora de Carvalho, Esperantina e Freitas do PT, de Sampaio.

FB – FALANDO EXPECIFICAMENTE SOBRE OS TRÊS MUNICÍPIOS MAIS IMPORTANTES DO BICO, ARAGUATINS, TOCANTINÓPOLIS E AUGUSTINÓPOLIS, O PT TEM PREPARADO ALGUMA ARTICULAÇÃO DIFERENCIADA PARA ESSAS CIDADES?

Freitas – Vamos nos reunir logo após a composição da nova direção, da qual nossa tendência CNB – Construindo um Novo Brasil, ocupará 42%. Iremos debater o assunto com maturidade e sobretudo propondo um diálogo produtivo, onde possamos ajudar e ser ajudados, considerando sempre o que somar mais para a população e seu desenvolvimento.

FB – O PREFEITO DE SÃO SEBASTIÃO, PROFESSOR ADRIANO, FOI O ÚNICO PREFEITO ELEITO PELA LEGENDA, EM 2016, NO BICO DO PAPAGAIO. ELE ESTÁ ALINHADO COM O POSICIONAMENTO DO PARTIDO?

Freitas – O professor Adriano vive o dilema de todos os prefeitos das pequenas cidades brasileiras, companheiro de grande valor, ético e de bom caráter tem de está atento à cena política estadual e assim dialogar com todas as forças, especialmente com o governo do estado. Temos convicção de sua permanência no PT, sua história política foi construída junto aos mais humildes de sua cidade, pessoas a quem o PT tem cuidados especiais, ele sabe que sempre contará com o apoio dos seus companheiros, especialmente da deputada estadual Amália Santana, ardente defensora de sua gestão.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias