Na tarde desta quinta-feira, 5, após usar a palavra na tribuna da Assembleia Legislativa, cobrando solução para o imediato inicio das aulas nos campus da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), o deputado estadual Rocha Miranda (PMDB), conversou por telefone com a reitora, Elizângela Glória Cardoso, para buscar esclarecimentos sobre a situação da UNITINS em Araguatins e Agustinópolis.
A reitora informou que devido um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) a UNITINS estaria impossibilitada de realizar contratação de professores e por isso, teve que suspender o início das aulas pelo período de 30 dias nos campi de Araguatins e Augustinópolis.
O parlamentar disse ainda que nesta sexta-feira, 6, a reitora se reunirá pela manhã com o Ministério Público do Trabalho para rediscutir a situação e negociar um novo prazo que possibilite a contratação em regime de urgência os novos professores. “O Ministério Público está cobrando a efetiva contratação de professores via concurso e o Governo assim vai fazer. Mas de imediato precisamos contratar temporariamente para não prejudicar ao alunos”, disse Rocha Miranda.
O deputado também assegurou que não existe qualquer possibilidade de extinção ou mudança dos campus de Araguatins ou Augustinópolis. “Olha quero me dirigir diretamente aos alunos do Bico do Papagaio. Jamais ou em momento algum passou pela cabeça do governador ou de qualquer pessoa promover o fechamento dos campus. O que o Governo está fazendo é legalizando uma situação. E eu como deputado jamais permitiria que isso acontecesse”, comentou e continuou, “Outra coisa, falaram porai que eu tenho a pretensão de transferir o campus de Augustinólis. É bom que as pessoas saibam que considero Augusinópolis uma cidade irmã, onde eu também fui votado. Minha obrigação é cuidar também de Augustinópolis. Então meus amigo, durmam tranqüilo, porque desse deputado aqui vocês só receberam coisas boas”, finalizou.
A reitora, Elizângela Glória Cardoso, estará pessoalmente nos campi da UNITINS de Araguatins e Augustinópolis, nesta segunda-feira, 9 e terça-feira, 10, respectivamente para prestar esclarecimentos à comunidade acadêmica.




