Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em cinco meses, trânsito em São Luís registrou média de 550 acidentes

Noticias Relacionadas

acidenteUma média de 550 acidentes de trânsito foi registrada por mês, de janeiro a maio deste ano em São Luís, conforme mostram as estatísticas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Nesses números, estão incluídas desde simples colisões até acidentes com feridos ou mortos. Tomando como base a média mensal de acidentes de trânsito registrados na capital maranhense, nos cinco primeiros meses deste ano já foram contabilizadas mais de 2.700 ocorrências dessa natureza nas vias públicas da cidade.

Na avaliação da educadora de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), Lindinalva Ribeiro, a média de acidentes que foi registrada de janeiro a maio deste ano em São Luís é considera alta e, segundo ela, reflete o comportamento de muitos motoristas.

Esse desrespeito às normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principal causador dos acidentes de trânsito na cidade, também reflete na quantidade de multas que foram aplicadas aos condutores de São Luís. Conforme mostram os dados do órgão, foram mais de 42 mil multas aplicadas aos motoristas da cidade, e a tendência é de que, até o fim deste ano, esse quantitativo aumente ainda mais.

No ranking das infrações mais cometidas está transitar em velocidade superior à máxima permitida em ate 20%, que resultou no registrou de 8.330 multas. Em segundo lugar está dirigir veículo utilizando o celular, que resultou no registro de 4.311 multas. Outras 3.463 foram aplicadas a condutores que dirigiam os seus veículos sem o cinto de segurança, a terceira infração mais cometida na capital maranhense. Já em quarto lugar está o fato de estacionar em local e horário proibido especificamente pela sinalização, que resultou no registro de 2.573 multas.

Infraestrutura 
São mais de 330 mil veículos que circulam quase diariamente pelas vias da cidade, conforme os dados do Detran, tornando inevitáveis os engarrafamentos em avenidas como a Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, Casemiro Júnior, entre outras. Nesse aspecto, basta um pequeno descuido do condutor para ele colidir com um veículo à sua frente, por exemplo, causando um engarrafamento maior ainda.

A ausência de sinalização eletrônica também contribui para aumentar a quantidade de acidentes de trânsitos na cidade. Nas avenidas de maior fluxo de veículos da capital, as barreiras eletrônicas e os fotossenssores (popularmente conhecido como pardais) estão há vários meses sem funcionar, o que leva muitos motoristas a abusar da velocidade nesses pontos e causar os acidentes.

A SMTT iniciou o processo de substituição dos equipamentos de fiscalização eletrônica da capital maranhense. A atividade está sendo feita pela empresa paulista Arco Sinal, especialista em sinalização viária. Ela venceu o processo licitatório para realização do serviço, que ainda está ocorrendo, sem prazo para ser concluído. (G1 MA.  Foto: Divulgação / Fabrício Cunha).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias