O Consea/To – Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional votou na manhã desta quarta-feira, 24, as 10 novas entidades que representarão a sociedade civil no órgão durante o biênio 2012/2014. A escolha foi feita entre 13 instituições consideradas aptas a pleitearem as vagas. Entre os critérios de pré seleção estavam; serem instituições de âmbito estadual, territorial ou regional com atuação relevante na área de Segurança Alimentar e Nutricional com comprovação de funcionamento no Tocantins há no mínimo dois anos.
O presidente do Consea/To, Paulo Gonçalves, avaliou de forma positiva a nova representatividade do Conselho e explica: “Entre os conselheiros teremos representantes de trabalhadores da área de Segurança Alimentar, instituições que prestam assistência técnica rural e entidade ligadas à produção o que é muito positivo”. Para Paulo as novas instituições enriquecerão o debate no Conselho e trarão importantes contribuições.
A Coopter – Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural, fará parte do conselho pela primeira vez e foi a entidade eleita com o maior número de votos. Segundo seu representante, Antônio Filho, a intenção é contribuir com base no histórico de trabalho da Coopter no Estado. Outro objetivo é orientar os técnicos municipais e incentivá-los a participarem das discussões em nível local. A Cooperativa trabalha fundamentalmente com orientação técnica para agricultores familiares.
As instituições eleitas tem até dia 31 de outubro para enviarem à secretaria do Consea o nome do conselheiro titular e seu suplente. Segue abaixo o nome das entidades eleitas.
Entidades Titulares eleitas:
01 Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural – COOPTER – 10 votos
02 Alternativas Para Pequena Agricultura no Tocantins – APA –TO 08 votos
03 Associação Civil Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local – CONSAD Bico do Papagaio – TO – 08 votos
04 Conselho Regional de Nutricionistas – CRN – 08 votos
05 Sociedade de Apoio à Luta Pela Moradia do Tocantins – SALM/To – 08 votos
06 Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação – COMSAÙDE – 07 votos
07 Federação das Apaes do Estado do Tocantins – FEAPAES – 07 votos
08 Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins – FETAET – 07 votos
09 Instituto Social do Tocantins – ISTO – 07 votos 10 Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Tocantins – FETRAF – TO/CUT – 06 votos
Entidades eleitas para suplência:
01 Cooperativa de Trabalho e Moradia Ltda – CTM – 05 votos
02 Conselho Regional de Serviço Social – CRESS – 04 votos
03 Ação Social Arquidiocesana de Palmas – ASAP – 03 votos




