Eleito para administrar a segunda maior cidade do Estado, Araguaína, com 50.069 votos (61,98% dos votos válidos), o candidato Ronaldo Dimas (PR), da coligação Juntos por Araguaína afirmou que tem pressa para iniciar a transição de governo com o atual prefeito, Valuar Barros (DEM). Dimas acompanhou a apuração dos votos na companhia da mulher, Nil Dimas, o filho Tiago Dimas e amigos, na residência do deputado estadual Raimundo Palito (PP).
Segundo Ronaldo Dimas, Valuar Barros já deixou em aberto a possibilidade de dar total acesso do candidato eleito às informações sobre o município, a fim de conhecer a realidade orçamentária e financeira da administração pública municipal. Dimas acredita que deve estar com o prefeito nesta semana para tratar do assunto.
Outra providência imediata que o prefeito eleito deve tomar é buscar apoiio dos parlamentares federais para carrear recursos federais para Araguaína. “Eu quero ir a Brasília e me reunir com os senadores e deputados federais para entrar com muita força a partir da próxima semana, e é importante demais a gente garantir recursos no Orçamento da União para o município de Araguaína”, declarou, ainda eufórico com a vitória.
Ronaldo Dimas substituiu seu vice na chapa a apenas um dia da eleição. Com o veto à candidatura de Elenil da Penha (PMDB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação escolheu Fraudineis Fiomari Rosa (PSDB) para o cargo de vice.
Valderez
A única adversária de Ronaldo Dimas na disputa eleitoral em Araguaína, Valderez Castelo Branco (PP), figurava no sistema sem nenhum voto computado. Sua candidatura que era questionada na Justiça Eleitoral, foi liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última semana. Ontem, os votos atribuídos a Valderez – que segundo o Cartório Eleitoral eram 25.420 – apareciam no sistema de apuração do TSE computados junto com os votos nulos, totalizando 29.004. A reportagem tentou ouvir Valderez sobre o resultado do processo eleitoral, mas não obteve êxito. Votos brancos somaram 1.706 e abstenções, 17.446. Compareceram às urnas em Araguaína 80.779 eleitores.
Perfil
Ronaldo Dimas nasceu em 27 de abril de 1961, na cidade mineira de Frutal, e vive em Araguaína há 29 anos. Engenheiro civil formado pela Universidade de Uberaba, é casado com Nil Dimas e tem quatro filhos. Dimas é um dos fundadores e foi o primeiro presidente do Sindicato da Indústria e Construção Civil do Tocantins (Sinduscon) entre os anos de 1992 e 1997. Presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) por dois mandatos, de 1997 a 2003. Foi eleito deputado federal para o mandato de 2003 a 2007. Em 2008, concorreu à prefeitura de Araguaína pela primeira vez, sendo derrotado por Valuar Barros. Em 2011, assumiu a Secretaria Estadual das Cidades e do Desenvolvimento Urbano, onde permaneceu até março deste ano, quando se desincompatibilizou para disputar a eleição. (Jornal do Tocantins)




