Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Eleição para Reitoria já movimenta UFT

Noticias Relacionadas

Reunidos em sessão ordinária no dia 26 de outubro do ano passado, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) regulamentou o processo de composição das listas tríplices para a escolha do reitor e vice-reitor da UFT, quadriênio 2012-2016, através da resolução nº15/2011. Nessa reunião ficou decidido que as três entidades representativas da Universidade, Seção Sindical dos Docentes da UFT (SESDUFT), Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAD/UFT) e Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT), decidirão sobre a forma de consulta dos nomes para compor a lista tríplice.

As entidades representativas da UFT decidiram que o voto das três entidades será paritário. Apesar de todos os 354 professores, entre associados e doutores, poderem competir na eleição, até agora somente dois manifestaram o interesse de concorrer ao cargo de reitor. São eles os professores Expedito Cavalcante ocupante do cargo de vice-reitor e Márcio Silveira pró-reitor de pesquisa. O escolhido pela comunidade acadêmica irá substituir o professor Alan Barbiero, que ocupa o cargo há oito anos.

Mais de 16 mil pessoas participarão da Pesquisa, entre professores, técnico-administrativos, alunos da graduação e da pós-graduação. Cada segmento corresponde a 33,3 % dos votos. O reitor eleito contará com o valor de R$ 155.753.50 para gerir a instituição no próximo ano.

A Universidade dispõe de sete campi distribuídos ao longo de mil quilômetros, são eles Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis, que juntos somam 34 centros acadêmicos (CA’s), oferecendo 47 cursos de graduação presenciais, três cursos de graduação à distância, 156 cursos de pós-graduação stricto sensu, dos quais 12 mestrados e três doutorados, 61 cursos de pós-graduação lato sensu (especializações), além de nove cursos proporcionados através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). No último vestibular foram oferecidas 1.620 vagas nos sete campi. (Shara Rezende – Assessoria de Comunicação SESDUFT – ANDES-SN)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias