Educadores das regiões Sudeste e Oeste do Pará participaram na manhã desta segunda-feira (3) dos Encontros Regionais para disseminação do Pacto pela Educação no Pará, nas cidades de Marabá e Santarém, respectivamente. Na próxima quarta-feira (5), o encontro acontecerá em Belém, reunindo educadores da capital e focalizando os municípios da Região Metropolitana. O objetivo dos Encontros Regionais é mostrar aos participantes o que é o Pacto pela Educação e sua importância estratégica para a melhoria do ensino no Estado, trabalhando o fluxo de informações com os educadores e ampliando os apoios e compromissos para formulação do Plano Estratégico do Pacto, em busca dos resultados esperados.
Augusto Ferreira, coordenador da Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em Santarém, informou que participaram do encontro 81 educadores, de 11 municípios do Oeste do Estado. Para ele, o resultado foi positivo. “A participação foi intensa. Conseguimos fazer a apresentação do Pacto e recebemos várias contribuições dos participantes”, destacou.
Pacto
Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Seduc, e do Instituto Synergos, o Pacto pela Educação contempla uma série de metas e objetivos, todos voltados à melhoria da qualidade da educação no Pará. “Estamos fazendo o levantamento dos problemas mais urgentes, buscando parceiros, para poder lançar oficialmente o plano em março do ano que vem”, anunciou o secretário de Estado de Educação, Claúdio Ribeiro. Segundo ele, uma das principais metas é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Pará.
A diretora da Synergos no Brasil, Wanda Engel, afirmou que o modelo do Pacto implantado no Pará poderá servir de exemplo para outros Estados e países. “Os problemas sociais e econômicos da sociedade moderna são muito complexos, e é impossível resolvê-los de maneira isolada. Por isso buscamos alcançar o melhor resultado possível com esse plano no Pará, para que possamos levá-lo para outros lugares do mundo”, completou.




