- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 27 / outubro / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Eduardo vence em Palmas e garante hegemonia da esquerda na capital

Mais Lidas

Eduardo Siqueira Campos (PODE) foi eleito neste domingo, 27, prefeito de Palmas, capital do Tocantins, ao vencer Janad Valcari (PL) no segundo turno das eleições de 2024. Este será o segundo mandato de Eduardo à frente da cidade, após sua primeira gestão, de 1993 a 1996.

Eduardo teve 78.673 mil votos, que representam 53,03% dos votos válidos. Janad teve 69.684 mil votos que representam 46,97% votos válidos.

A vitória marca o retorno de Eduardo à administração de Palmas em um contexto político de centro-esquerda, que incluiu o Podemos (centro), seu partido, e o AGIR (centro-esquerda), além de apoio informal do PSB (esquerda) no primeiro turno. No segundo turno, a coalizão ganhou força com o apoio de partidos como PT, PCdoB, PDT e PSDB, (todos de centro-esquerda) e o PP (centro), ampliando a base de centro-esquerda. Essa coligação travada foi vista como fator decisivo para garantir o triunfo nas urnas, consolidando o apoio de um eleitorado amplo em Palmas.

Eduardo Siqueira Campos possui longa trajetória política no Tocantins. Além de ter sido o primeiro prefeito eleito de Palmas, ele já ocupou os cargos de deputado estadual, deputado federal e senador.

A eleição de Eduardo Siqueira representa uma guinada na política palmense após uma série de gestos ligados às forças de direita e centro-direita na eleição nacional de 2022, onde Bolsonaro venceu na capital tocantinense com ampla maioria. Os observadores acreditam que o apoio dos partidos de centro-esquerda trouxe impulso decisivo para o candidato do Podemos, que agora retorna ao cargo com um contexto e social político muito diferente de sua primeira gestão.

Hegemonia da esquerda

A última vitória da direita ou centro-direita foi com Nilmar Ruiz, em 2000. De lá para cá, o petista Raul Filho venceu em 2004 e 2008. Depois, foi a vez de Amastha, do PSB, em 2012 e 2016 (este ele renunciou em 2018 para disputar o Governo do Tocantins, passando para a também esquerdista do PSDB Cinthia Ribeiro). Cinthia foi reeleita em 2020.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias