Com elogios a articulação política do deputado federal Eduardo Gomes (PSDB) em Brasília, o governador Siqueira Campos (PSDB) o empossou, nesta quinta-feira, 7, na Secretaria Estadual do Esporte. O governador destacou que é possível perceber a força de Gomes pelas autoridades e quantidade de pessoas presentes.
Entre os convidados, participou o deputado federal Romário (PSB-RJ), que preside a Comissão de Turismo e Desporto na Câmara dos Deputados. E também esteve presente o coordenador-geral de Atendimento ao Cidadão Carlos Alberto Moraes, representando o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.
Gomes nega que sua posse na secretaria é manobra para estar mais próximos dos tocantinenses e, com isso, tentar uma vaga ao Senado. Segundo ele, esta vinda para o Tocantins é uma questão de poder aproveitar sua experiência fora do Estado e poder contribuir com o Esporte. “Não preciso de deste subterfúgio para conquistar meus objetivos, afinal nos três mandatos na Câmara dos Deputados obtive muitos recursos para a construção de vários ginásios no Estado. Tenho serviço prestado”, afirmou.
Romário disse que Gomes tem uma grande capacidade e dará mais visibilidade ao Tocantins fora do Estado pelas “amizades e conhecimento”. Moraes leu a mensagem do ministro Rebelo, em que o ministro se coloca à disposição do secretário e finaliza afirmando que trabalharão juntos pelo Esporte no Tocantins. Siqueira ainda destacou que esporte é essencial para o desenvolvimento do Estado pelo papel social que representa.
Também foi empossado o ex-secretário de Juventude e Esportes Olyntho Neto como secretário da Juventude. Neto afirmou que deixa em caixa mais de R$ 1 milhão e mais de 100 mil itens esportivos para Gomes. O governador elogiou Neto e disse que o desmembramento da pasta não foi uma questão de competência dele, mas sim porque a área de esporte precisava de mais força.
Pela quarta vez no Tocantins, Romário foi homenageado na solenidade. Ele recebeu um kit de artesanatos de capim dourado de Maria Carolina Vallim, 5 anos, que representava a Secretaria de Esporte, juntamente com outras crianças portadores de Síndrome de Down. A sexta filha de Romário nasceu com essa deficiência.
Nem citada
Em continuação à reforma administrativa da máquina pública estadual, o governador Siqueira Campos (PSDB) afirmou que anunciaria novas mudanças até ontem. Porém, Siqueira não falou de reforma e evitou a imprensa após a solenidade de posse dos secretários.
Os anúncios seriam por conta de uma decisão da secretária de Cultura e presidente da Fundação Cultural, Kátia Rocha, em colocar à disposição um dos cargos, alegando não querer mais dualidade. Além disso, o deputado estadual Eduardo do Dertins (PPS) anunciou que não assumirá a Secretaria Extraordinária para Coordenação de Políticas Públicas, ficando vaga a pasta. (Jornal do Tocantins)




