
Dono de uma fortuna, a tempos o empresário e pecuarista, Edison José Dutra, conhecido como Edison Tabocão, tem seu nome ventilado com intenções de entrar na política tocantinense. Ora se fala em lançar um de seus filhos, ora ele próprio. Edson nunca comentou oficialmente sobre a pretensão.
Mas as movimentações do empresário nos bastidores, apontam claramente para o plano de realmente ocupar espaço político no Tocantins.
Tabocão além de assumir a frente da campanha do empresário Aquiles da Areia (PRB), em Araguatins, sexto maior município do estado e primeiro do Bico do Papagaio, sendo seu principal fiador, além de maior doador eleitoral, responsável por bancar mais de 83% das despesas de Aquiles na campanha, segundo dados do próprio candidato junto a Justiça Eleitoral, Tabocão também ajudou indireta e diretamente outros candidatos pelo Tocantins em 2016.
O empresário estaria se articulando para pleitear uma vaga de suplente de senador em 2018. Para isso, articula fortemente nos bastidores e mantém conversas sobre o assunto com o deputado federal, César Halum (PRB), na intenção de ser seu primeiro suplente, caso o parlamentar confirme ano que vem, que disputará o Senado.
Mas Tabocão, apesar de conservar conversas adiantadas com Halum, também alimenta o plano B e C, onde respectivamente, já teria sondado Marcelo Miranda e Siqueira Campos, sobre a vaga de suplente.
Há praticamente um ano das convenções, Tabocão vem fazendo o “dever de casa”, e se transformando em uma figura cada vez mais lembrada no meio político, por possuir poder de articulação e de captação de recursos.




