Para discutir com os novos professores e coordenadores pedagógicos que tomaram posse recentemente na Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Araguatins, a equipe elaborou uma série de capacitações que foram realizadas nas cidades de Buriti, Augustinópolis e Araguatins.
Entre os assuntos discutidos estiveram o papel da escola diante das avaliações externas, a importância do Projeto Político Pedagógico e sugestões de como envolver a comunidade escolar nas ações da escola.
Outros debates estiveram em pauta no encontro como Conselho de Classe, PDE – Escola, escola sustentável, escolas de tempo integral, Pioneiros Mirins, Circuito Campeão, calendário, reposição de aulas, registro de diários, bullying, transtornos de aprendizagem, grêmio, voluntário e evasão escolar. A formação continuada teve duração de 16 horas e teve o objetivo de subsidiar os novos coordenadores e diretores com técnicas para atuar no cotidiano das 43 escolas públicas urbanas e de zona rural jurisdicionadas à Diretoria de Ensino de Araguatins.
“Uma das dificuldades assumidas pela equipe é que o coordenador/pedagogo encontra barreiras para auxiliar o professor em seu planejamento e ao mesmo tempo ofertar estratégias metodológicas para que as habilidades das áreas como ciências da natureza sejam desenvolvidas pelos alunos”, frisou Kelber de Alencar Morais, responsável pelo setor de Desenvolvimento da Educação e Ensino Integral da DRE.
Durante o encontro, a equipe elencou os desafios de se trabalhar na educação nos dias atuais, como a cultura de pouca leitura, a necessidade de se melhorar os rendimentos dos alunos, a atual sobrecarga dos professores e alternativas para estes desafios, destacando que a escola precisa encontrar caminhos para desempenhar melhor sua função social.
Imagino que foram bem capacitados, porém, ainda não houve repasses para os professores sobre a capacitação dos “Educadores”. Na Escola falta um coordenador de pais, uma pessoa da comunidade com bom relacionamento com todos e, que traga projetos para boa assiduidade da família na escola, porque sem esta, a educação anda a passos lentos. Outro detalhe seria um coordenador orientador, aquele que seja um auxiliar dos professores, não um mero expectador de planos e aulas. Será que o coordenador tenha tal dificuldade em orientar o professor? Esta dificuldade está no coordenador ou no professor?
Os professores também precisam ser capacitados!!!
A capacitação se foi boa ou mau, até agora não foi repassado nada na escola em que trabalho. A questão de coordenador acompanhar os professores nos planejamentos, isso é fato. Acompanhamento não tem, sugestões de maneira nenhuma. Pelo que percebo a função de coordenador nas escolas não se se em todas mas na que trabalho é olhar horários e cortar pontos de professores. Intervir para melhorias isso nunca aconteceu. Então se essa capacitação aconteceu e não houver resultados de nada adiantou.