
Um ano após as Forças Armadas Brasileiras garantirem que liberariam documentos militares da chamada “Operação Prato”, a Aeronáutica alega agora que todos os arquivos secretos já foram revelados. Realizada em 1977, a operação foi a maior mobilização militar para investigação de óvnis em Colares, no nordeste paraense.
Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, os arquivos que abordam a ação já foram encaminhados ao Arquivo Nacional.
O ufólogo Ademar Gevaerd, editor da revista UFO, estranha a posição das autoridades brasileiras, que diz não conhecer a existência de novos materiais. Segundo ele, partiu dos militares a informação de que ais um pacote de documentos sobre a Operação Prato seria liberado em 2014.
No Arquivo Nacional, constam 300 páginas e 150 fotos sobre o fato. Os documentos, com o timbre de confidenciais, trazem informações sobre objetos voadores vistos por militares e moradores de Colares.
CHUPA-CHUPA
Sob o comando do Capitão Uyrangê Bolivar Soares Nogueira de Hollanda Lima, que deu o nome à missão e formada por mais de duas dezenas de militares , a equipe investigou a área que fica no litoral de Colares. O fenômeno ficou conhecido como chupa-chupa e a história criou certa histeria entre os moradores. (DOL com informações do Terra. Foto: reprodução).





