Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DNIT promete liberar ponte Xambioá-TO/São Geraldo-PA ainda em 2025

Noticias Relacionadas

A tão aguardada ponte sobre o Rio Araguaia, que vai ligar os estados do Tocantins e Pará pelos municípios de Xambioá e São Geraldo, deve ser concluída ainda em 2025. A informação foi confirmada pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão, durante evento no Palácio Araguaia, nesta quarta-feira (27), quando também foi formalizada a federalização da rodovia TO-050.

Segundo Galvão, a estrutura principal da ponte já está praticamente finalizada, restando a construção das cabeceiras para a liberação definitiva. Ele afirmou que, na segunda quinzena de setembro, terão início as obras de bueiros e contenção em gabião, etapa considerada essencial para a conclusão dos acessos. “Hoje iniciamos as obras de encabeçamento da ponte de Xambioá. A meta é entregar a obra ainda neste ano ao Tocantins”, declarou.

O diretor explicou que um dos principais entraves para o andamento da obra foi a desapropriação de imóveis na área próxima. Ao todo, 12 casas precisaram ser removidas para permitir a execução do projeto. “Foi necessário um acordo judicial para resolver as desapropriações. Só assim conseguimos avançar e dar continuidade à obra”, destacou.

Com a previsão de entrega até o fim de 2025, a ponte é considerada estratégica para a integração logística entre os dois estados, reduzindo custos no transporte, ampliando o escoamento da produção e fortalecendo a conexão entre o norte do Tocantins e o sul do Pará. A expectativa é que a estrutura se torne um marco para o desenvolvimento regional.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias