O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), planeja restaurar toda a malha viária da BR-316 até a divisa do Pará com o Maranhão. Um estudo foi encomendado para saber se é necessário aumentar a velocidade dos radares eletrônicos instalados nos primeiros quilômetros da rodovia.
O congestionamento já se tornou comum nos quilômetros iniciais da rodovia. “É um estresse, muito estresse. Mas o sinal deu uma melhorada, porque 40 km numa BR não é possível, só aqui no Pará”, afirma Álvaro Neto, motorista.
Equipamentos eletrônicos foram instalados ao longo da BR-316 para diminuir os acidentes. O semáforo no quilômetro 6 facilitou a vida dos pedestres. “Melhorou muito. Tinha muita dificuldade para atravessar, todos os dias, principalmente para as crianças”, conta a pedestre Graciete Araújo.
Com os redutores de velocidade, os motoristas foram obrigados andar a 40 km por hora no trecho e o trânsito travou principalmente nos horários de maior movimento. O DNIT encomendou uma avaliação técnica e dependendo do resultado, pode aumentar a velocidade na rodovia.
“A empresa que implantou as lombadas eletrônicas, os radares fixos, por solicitação nossa estão elaborando um relatório técnico para ver a possibilidade de aumentar a possibilidade em alguns pontos”, explica o superintendente do DNIT, João Cláudio Cordeiro.
A mudança seria em alguns trechos da BR e poderia ajudar a diminuir os longos congestionamentos na rodovia. “De noite eu venho aqui em 1h10. Agora eu cheguei em 2h20 no mesmo trecho, parado”, conta Miguel dos Anjos, motorista.
De acordo com o superintendente do DNIT, toda a malha viária da BR-316 até a divisa do Pará com o maranhão vai ser restaurada. São 274 km de estrada.
“Vai ser feito recapeamento, sinalização nova, recuperação dos acostamentos. Após a recuperação ou até mesmo antes dela, a empresa estará fazendo um serviço de manutenção rodoviária, que é roçada, limpeza de sarjeta rodoviária. O contrato tem vigência de 2 anos, ele foi assinado e foi dado ordem de limpeza de serviços agora dia 26 de setembro. Então tem 2 anos para eles executarem”, afirma o superintendente.
Seis passarelas devem ser construídas no trecho urbano da rodovia e, segundo o superintendente, o projeto de duas delas está pronta.




