As diretoras regionais de ensino de Araguatins e Tocantinópolis, Ulissevânia Sales da Silva e Luciana Gomes de Sousa Pimentel respectivamente, participaram da reunião de diretores regionais de Ensino, nesta quarta-feira, 24, na Sala de Reuniões da Secretaria da Educação, para debater projetos que estão sendo desenvolvidos conjuntamente entre as secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia.
Na ocasião, o secretário da Educação, Danilo de Melo, falou da necessidade das duas secretarias promoverem uma feira de ciências com os alunos das escolas públicas, como forma de incentivar a iniciação científica.
A equipe da Secretaria da Tecnologia distribuiu às diretoras kits para serem enviados para as escolas fazerem teste da água e se cadastrarem no desafio de descobrir o PH do Planeta, um experimento global no Ano Internacional da Química.
Outra ação que será realizada entre as duas secretarias e a Juventude é o programa de Expansão da Educação Profissional, que irá oferecer capacitação profissionalizante em caráter presencial e à distância para servidores do Estado e a população do Tocantins.
Por meio do programa, os cursos profissionalizantes que atualmente são 35, passarão para 70, haverá a reestruturação de 100% das unidades de educação profissionais e serão criados 10 novos pólos de educação à distância e cinco centros de educação presencial.
A Secretaria da Educação contribuirá com equipamentos, equipe técnica, salas de aulas e divulgação nas escolas.
Congresso Pensar
A diretora geral da Organização Jaime Câmara, Fátima Roriz, também participou da reunião dos diretores de Ensino. Ela apresentou a programação do Congresso Pensar, que será realizado de 5 a 8 de outubro, com uma programação voltada principalmente para educadores.
O Congresso Pensar reunirá mestres e doutores para debater em mesas-redondas, seminários e minicursos temas como educação de qualidade e respeito à diversidade; bulliyng; como preparar aulas criativas; a psicologia e a indisciplina na sala de aula, entre outros.




