Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Diesel é o combustível mais usado no Tocantins

Noticias Relacionadas

O Tocantins consumiu em 2010 um total de 4.183.464 de litros de diesel. No mesmo ano foi consumido no Estado 1.366.522 de litros de gasolina. O levantamento realizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostra a liderança de consumo deste combustível, embora apenas 11,8% da frota do Estado seja abastecida com diesel – 49.398 veículos de uma frota média de 416.696 mil veículos. Quanto ao consumo de gasolina são 270.902 mil automóveis abastecidos com este combustível. 

O que justifica o número elevado de veículos abastecidos com diesel é que o Tocantins é um corredor rodoviário. Há um intenso tráfego de veículos pesados que são abastecidos com este combustível, conforme levantamento realizado pela Coordenação de Planejamento e Análise de Dados do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO).  

Já na Capital a gasolina é líder em consumo. De acordo com a pesquisa, a frota de veículos em Palmas que utiliza somente a gasolina como combustível é de 64.765; álcool e gasolina, os chamados veículos flex, somam 29.169 e 11.825 utilizam o diesel.

Poluição veicular e combustíveis

O Detran-TO e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) atuam na elaboração do Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), com o intuito de diminuir a emissão de poluentes lançados pelos veículos automotores. O plano atende orientação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e pretende reduzir ou inibir os casos de poluição provocados por veículos. Os resultados esperados são a melhoria ou manutenção da qualidade do ar.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias