O Hospital Regional Público do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, em Marabá, lembrou nesta semana o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e seus Familiares, que aconteceu neste domingo, 16. A data foi criada em 1993 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, mas os eventos alusivos ao dia só começaram a ser promovidos, em todo o mundo, em 2005, para lembrar as pessoas que morreram em acidentes de trânsito.
No Hospital Regional, administrado pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde), o evento foi organizado pela Comissão de Revisão de Óbitos, Grupo de Trabalho de Humanização e Serviço de Atenção do Usuário. A programação começou na quarta-feira, com missa celebrada pelo padre Antônio de Pádua, da Comunidade de São José Operário, da qual participaram funcionários do hospital e pacientes internados.
Além disso, foram apresentadas palestras educativas direcionadas também aos usuários do hospital. As assistentes sociais Roberta Duarte e Arlene Pessoa falaram sobre “Acidente de trânsito e sua abordagem social”. Outra palestra, do ortopedista Alaor Florêncio da Silva, abordou o tema “Acidente de trânsito e suas consequências”.
Segundo ele, os prejuízos dos acidentes automobilísticos são monumentais para o país, não só por causa dos custos hospitalares, mas porque afetam a produtividade da economia em geral, onerando o Sistema Único de Saúde (SUS) o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O palestrante disse que o Brasil gasta R$ 128 milhões por mês com tratamento de acidentes de trânsito.




