Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, janeiro 13, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Detran promove ações da Semana Nacional do Trânsito 2012

Noticias Relacionadas

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) promoveu uma série de ações no fim de semana dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito 2012, cujo tema este ano foi ”Não exceda a velocidade, preserve a vida”, apresentado no último sábado (22), no Mangueirão, durante a partida entre Paysandu x Santa Cruz de Recife pela série C do Campeonato Brasileiro.

À noite, também no sábado, agentes de educação do Detran fizeram uma simulação de acidente em frente ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, onde ocorre a XVI Feira Pan-Amazônica do livro. Na ocasião, as pessoas tiveram a oportunidade de ver de perto como um acidente grave causado por excesso de velocidade pode ser fatal.

Além da simulação, os agentes fizeram outras atividades educativas, interação com o público e a exposição de faixas e banners relacionados ao trânsito. Todas as atividades relacionadas à Semana Nacional tiveram parceria da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O Detran fez domingo (23) nova simulação de acidente envolvendo moto, além de abordagens, na Praça da República, durante toda a manhã, com o objetivo de conscientizar a população a observar com detalhes as consequências de um acidente e o passo a passo de um resgate. Muita gente ficou impressionada e acabou se mobilizando para ajudar. A chegada da ambulância para fazer o resgate foi o momento que mais chamou.

O técnico de enfermagem do Samu Raimundo Nonato informou que o resgate, que já é feito há 15 anos, não está restrito a acidentados, pois cobre todo tipo de ocorrência, incluindo as clínicas e psiquiátricas. “Damos suporte de vida até a chegada do hospital para as vítimas de acidentes de trânsito. Essa parceria com os demais órgãos para cobrirmos a Semana Nacional de Trânsito, que acontece no Brasil todo, está sendo bastante eficaz e um sucesso”, avaliou.

O analista de trânsito do Detran João Veiga lembrou que a ação educativa é levada a logradouros com grande movimento de pessoas para produzir maior conscientização. Ele informou que a maioria das vítimas são jovens de 18 a 25 anos. “Também mostramos as causas de um acidente, enfatizando a importância de reduzir o excesso de velocidade, evitar bebida alcoólica e usar capacete“, disse. “Temos que ter atitudes seguras para revertermos o quadro de acidentes”, completou.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias