Mais de 300 agentes do Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN) já estão nas ruas para a operação “Verão na Paz”. O Detran vai atuar com 40 viaturas e etilômetros, conhecidos popularmente como bafômetros, para detectar possíveis casos de condutores que estejam dirigindo sob efeito de álcool. A operação “Trânsito sem Álcool” verificará o respeito à Lei Seca. Em conjunto com a Polícia Militar, será feito o policiamento rodoviário nas estradas estaduais.
Além da fiscalização do trânsito e orientação a veranistas, as ações de educação também são destaque, em diversas localidades da Região Metropolitana de Belém, Salinópolis, Bragança, Marapanim, Mosqueiro, Santa Bárbara do Pará, Soure e Salvaterra.
O DETRAN conta com ainda com 40 agentes de educação, que estão nos balneários do interior e na região metropolitana, além dos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, levando orientações que enfatizam o comportamento seguro no trânsito. Abordagens, interação, performances e palestras fazem parte do trabalho.
Os agentes orientam os veranistas em relação, por exemplo, à maneira correta de conduzir crianças nos veículos, principalmente em viagens mais longas. Em Salinas, os servidores estarão não apenas nas orlas das praias, mas também nas praças, bares e barreiras.
O trabalho, este ano, faz o uso de equipamentos portáteis, tecnologia que permite o acesso imediato a uma série de informações do veículo. É possível verificar, por exemplo, a situação do licenciamento, mudança de característica, observação de furto e roubo e informações sobre a carteira nacional de habilitação (CNH) do condutor. O equipamento não necessita de conexão com a internet ou telefone, pois a comunicação é feita via satélite.
O DETRAN estará atento à condução de veículos automotores por pessoas que tenham menos de 18 anos, em um trabalho que envolve as polícias Civil e Militar, Ministério Público e Conselho Tutelar. Será intensificada também a fiscalização sobre a condução de quadriciclo. A operação Verão na Paz é uma ação integrada entre os órgãos que compõem o sistema estadual de segurança, como Detran, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.




